A Feira do Livro de Santa Maria não abriga somente as bancas que comercializam livros, mas também uma biblioteca equipada com cerca de 3 mil títulos, onde adultos e crianças podem aproveitar os prazeres da leitura durante o passeio. Essa biblioteca móvel, que recebe cerca de mil pessoas por dia, fica perto da praça de alimentação e pertence ao Centro Cultural do Sesi.
Leia mais notícias sobre a Feira do Livro
Quem passar por lá irá encontrar livros infantis, infanto-juvenis e adultos. Além de gibis, revistas, literatura em braille e audiolivros. O assistente cultural responsável pelo espaço, Rogério Silveira, 44 anos, conta que muitas deixam de usufruir o espaço por não saberem do que se trata.
Amigos falam sobre a patronesse da Feira do Livro, Haydée Hostin Lima
- As pessoas acham que é um projeto infantil, mas é para todas as idades. Também tem muitos pais que acham que tem que pagar e não deixam os filhos entrar, mas é tudo de graça - garante Silveira.
O assistente ainda relata que percebe o quanto a leitura precisa ser um exemplo da família.
Os cinco livros de culinária mais vendidos na Feira do Livro de Santa Maria
- A educação sai de dentro de casa, não é o professor que vai dar educação. Ele somente tem de lapidar isso. E aqui vejo a mesma coisa. Se a criança não vier com o pai e se o pai não ler para ela ou se não estiver lendo enquanto ela estiver aqui, isso não vai para frente - avalia.
O colunista do Diário, Vitor Biasoli, 59, estava no espaço e contou o que acha da iniciativa.
-Acho muito bonito o projeto. Eu venho aqui, porque admiro o trabalho deles e gosto muito dessas bibliotecas itinerantes, então, vim ver que livros têm no espaço - conta o professor.