A chegada do frio e o Dia das Mães se combinam para fazer da 26ª Festimalha uma razão a mais para visitar Nova Petrópolis no final de semana. A feira, um dos maiores eventos de moda no Estado, ocorre até 7 de junho, de quintas a domingos. Além de comprar, os visitantes podem ver desfiles e shows.
Ligada a uma tradição familiar de Nova Petrópolis que já dura cinco décadas, a Festimalha comercializa apenas malhas fabricadas na própria cidade, onde há 74 malharias. Dessas, 50 participam desta que é a principal feira comercial do município. É também o evento que atrai o maior público, transformando a paisagem local:
- Temos hotéis e pousadas cheios, restaurantes sempre lotados, e o comércio local passa a abrir aos domingos. Todo mundo se beneficia - comemora o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, Cláudio Michaelsen.
Apesar do momento econômico, os organizadores esperam receber 100 mil visitantes nos 24 dias de feira, superando em 10% o público do ano passado. O final de semana de abertura foi promissor, pois atraiu 18 mil pessoas, 3 mil a mais do que em 2014.
- Este ano estamos otimistas porque o público tem uma facilidade de comparar preços aqui dentro - explica Michaelsen.
O evento ocupa o pavilhão do Centro de Eventos de Nova Petrópolis com 71 expositores comercializando 350 mil peças, principalmente malhas femininas, masculinas e infantis. Há também praça de alimentação com 11 bancas e espaço para recreação infantil. Quem for aos finais de semana e feriados poderá conferir desfiles de lançamentos outono-inverno, shows de bandinhas alemãs e apresentações acústicas na praça de alimentação.
26º FESTIMALHA
Feira de malha em Nova Petrópolis.
De quinta-feira a domingo, das 10h às 19h, até 7 de junho.
No Centro de Eventos de Nova Petrópolis (Av. Padre Affonso Theobald, 1.700), fones (54) 3281-1755 e (54) 3281-3750. Estacionamento no local.
A programação deste final de semana inclui show acústico de Samuel Sodré, às 15h30min de sábado, e, no domingo, apresentação de uma banda alemã, às 14h, desfile de moda, às 15h, e show acústico de Elena Pellenz, às 15h30min.
Ingresso: R$ 6. Entrada gratuita para crianças com até 10 anos e moradores de Nova Petrópolis. Idosos têm entrada franca apenas nas sextas-feiras e pagam R$ 3 nos demais dias.
18ª KARTOFFELFEST
Com abertura nesta sexta-feira, a festa da batata de Santa Maria do Herval ocorre nos dias 8, 9, 10, 12, 15, 16 e 17 de maio. O evento terá 70 expositores com produtos coloniais, artesanato e culinária especializada em batata, máquinas e equipamentos agrícolas. Os visitantes ainda poderão aproveitar o parque de diversões, as bandas típicas que circulam pela praça de alimentação e shows de grupos como Tchê Garotos (domingo, às 22h15min), Os Atuais (sábado, 16 de maio, às 17h), e Trio Bravana (domingo, 17 de maio, às 22h). Informações: (51) 3567-1001, entre 7h e 13h, ou no site santamariadoherval.rs.gov.br.
42ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA
Este final de semana é a última oportunidade para visitar a tradicional Feira do Livro de Santa Maria. O evento ocupa a Praça Saldanha Marinho com 37 estandes, além da praça de alimentação. A feira funciona diariamente, das 13h às 21h, com exceção dos sábados, que têm horário ampliado das 10h às 21h. Os lançamentos de livros adultos são sempre às 17h, e os infantis, às 14h. O projeto Livro Livre promove shows, exibição de documentários e bate-papos. No sábado, às 19h, o convidado é o jornalista André Trigueiro, editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News.
Confira 8 raridades literárias que podem ser encontradas na Feira do Livro de Santa Maria