O dia 18 de setembro de 1950 simboliza um marco histórico na comunicação e na cultura brasileira. Foi naquela segunda- feira, às 18h, que a TV Tupi, primeiro canal de televisão do país, fez sua transmissão inaugural, ao vivo, no canal 3 de São Paulo, exibindo o programa TV na Taba. No ano em que se comemoram os 65 anos do aparelho mais querido pelos brasileiros, presente em mais de 95% das casas, o Canal Brasil estreia a série TV no Brasil, com pesquisa, texto, roteiro e direção de Carlos Alberto Vizeu.
O programa resgata a memória dos 65 anos da TV nacional, relembrando os programas mais queridos pelo público, personalidades pioneiras e fundamentais na evolução do veículo, e artistas, comediantes, atores e músicos que fizeram parte dessa história. Dividido em temas, cada capítulo vai abordar um assunto específico como: os pioneiros, teledramaturgia, telejornalismo, show e auditórios, humor, infantil, propaganda, tecnologia e TVs educativas.
No episódio de estreia, domingo, às 21h30min, a série mostra as primeiras imagens exibidas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com depoimentos de Lima Duarte, Hebe Camargo e Cassiano Gabus Mendes.
O capítulo sobre teledramaturgia traz cenas da novela de maior duração na televisão brasileira - O Direito de Nascer -, Regina Duarte falando sobre o primeiro teste na TV Excelsior e Gloria Maria e Tarcísio Meira comentando seus papeis em 25499 - Ocupado, primeira telenovela diária. Armando Nogueira e Mauricio Loureiro Gama - o primeiro apresentador de um telejornal brasileiro - dão seu depoimento no terceiro episódio, que aborda o novo modo de apresentar as notícias.
Programas de entretenimento que marcaram a história também ganham seu espaço. Atrações como Praça da Alegria, Chico Anysio Show, Faça Humor, Não Faça Guerra, Viva o Gordo, A Cidade se Diverte e Praça Onze são relembradas em entrevistas com seus atores, redatores e criadores. Shows e programas de auditório, como Noite de Gala, Times Square, My Fair Show e Espetáculos Tonelux também são recordados.