
O Brasil fechou a rodada de abertura da etapa de Gold Coast, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe com 90% de aproveitamento no masculino.
Após as classificações de Italo Ferreira, Yago Dora, João Chianca e Deivid Silva, ainda na noite de sexta-feira (2), pelo horário de Brasília, Miguel Pupo, Alejo Muniz, Samuel Pupo, Filipe Toledo e Ian Gouveia caíram na água, na madrugada deste sábado (3), e também avançaram para a terceira fase.
Miguel e Alejo estiveram na mesma bateria, a nona do opening round, e com 11,87 Muniz levou a primeira posição. Pupo fez 11,60 e garantiu a segunda vaga, deixando o sul-africano Matthew McGillivray, com 10,34, em terceiro.
Na décima bateria foi a vez de Samuel Pupo. Ocupando o 27º no ranking da temporada, ele somou 14,67 e avançou de fase. O estadunidense Cole Houshmand (12,46) também se classificou, enquanto o indonésio Rio Waida (11,83) terá que disputar a repescagem.
Logo depois foi a vez de Filipe Toledo (12.70) e Ian Gouveia (10.30) garantirem classificação em disputa com o estadunidense Griffin Colapinto (10.23), que terá que tentar uma nova chance em uma rodada extra.

O único brasileiro que não ficou com uma das duas vagas em jogo em sua bateria foi Edgard Groggia (10,30), que disputou a mesma série de Yago Dora. O paulista disputará a repescagem contra Rio Waida e Matthew McGillivray.
No feminino, Luana Silva foi terceira em sua eliminatória e também terá que disputar uma nova bateria.