Romero Britto, um dos artistas visuais mais populares e polêmicos do Brasil, acaba de processar a gigante da tecnologia Apple por uso indevido de seu trabalho em uma ação de marketing, de acordo com o G1. Na ação, apresentada na semana em um tribunal federal em Miami, Britto alega que a campanha "Start Something New" ("comece algo novo", em tradução literal) usa uma "combinação específica de elementos visuais" que remetem a algo "exclusivo ao trabalho de Britto".
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A ilustração que virou alvo do processo é uma das muitas usadas pela Apple na campanha - é possível ver todas no site da empresa. Com contornos marcados, cores fortes e estampas de bolinhas e riscos, a imagem lembra as obras do artista brasileiro.
No processo, Britto e seus advogados também citam a dupla de designers Craig Redman e Karl Maier, da empresa de design Craig & Karl. "Redman e Maier usaram sistematicamente os trabalhos de arte de Romero Britto para conseguir participar de projetos e progredir em suas carreiras. Eles lucraram indevidamente com o carinho imensurável que o consumidor tem por Britto, algo construído por décadas de trabalho incansável", diz o texto.
Leia todo o texto do processo de Romero Britto contra a Apple: