Mais de 30 anos após sua morte, a música e as lições de Bob Marley (1945 - 1981) continuam repercutindo em uma geração após a outra. A popularidade ainda é tanta que, em setembro de 2014, a compilação Legend voltou à lista de discos mais vendidos da Billboard, alcançando a quinta posição no embalo de uma promoção do serviço Google Play. Desde o lançamento, em 1984, já são 15 milhões de cópias comercializadas.
O legado do messias jamaicano será celebrado quinta à noite por alguns de seus seguidores mais devotos, os rapazes da banda carioca Ponto de Equilíbrio. Eles trazem a Porto Alegre a turnê Bob Marley 70 Anos, em razão do aniversário de nascimento do músico, em 6 de fevereiro.
- Foi o primeiro artista de reggae que ouvimos, nos apaixonamos por sua obra e nos tornamos pesquisadores e colecionadores da música jamaicana - recorda o baterista Lucas Kastrup, que prospecta os motivos da longeva popularidade do cantor: - Sua mensagem era acessível a todas as faixas etárias, falava de temas que sensibilizavam, independentemente de classes sociais ou opções religiosas. Com doces melodias, abordava questões sociais muito densas e, assim, foi vencendo barreiras.
Marley influenciou os integrantes do grupo desde a infância, não só musicalmente, mas também, segundo Lucas, na forma como encaram a política e a religião e na sua própria maneira de "estar no mundo". Referência nacional do reggae, a banda também faz da sua música um veículo para as mensagens de paz e igualdade da filosofia rastafári. Já são 15 anos de estrada, com apresentações de lotação garantida em Porto Alegre há pelo menos cinco anos.
O repertório do show dará conta de diferentes fases da carreira de Marley, priorizando as canções mais animadas e conhecidas do público, como Get Up, Stand Up, One Love e Concrete Jungle, mas também terá raridades como o rocksteady Caution. A promessa é respeitar os arranjos originais. Eles tocarão também músicas próprias, como Árvore do Reggae e Vila Isabel, além do single Fio da Fé, que estará no próximo álbum do grupo.
- Fio da Fé anuncia o novo momento da banda. No álbum, que será lançado ainda neste ano, buscamos apresentar diferentes vertentes do reggae em um mesmo trabalho, mantendo a característica da banda, que é fundamentada na mensagem de amor e justiça.
No show, um cenário criado pelo artista plástico Fabio Ema, com projeções aludindo à vida e à obra de Marley, completarão a homenagem musical.
PONTO DE EQUILÍBRIO - BOB MARLEY 70 ANOS
Quinta-feira (9 de abril), a partir das 23h (abertura da casa às 21h30min).
Classificação: 16 anos.
Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, em Porto Alegre).
Ingressos: R$ 60 (pista - 2º lote), R$ 70 (pista - 3º lote). Ponto de venda (sem taxas): loja Youcom (Bourbon Wallig). Pontos de venda (com taxas): lojas Youcom (Shopping Praia de Belas, Bourbon Ipiranga e Barra Shopping Sul); Multisom (Andradas 1.001 - Porto Alegre, Canoas Shopping, Bourbon São Leopoldo e Bourbon Novo Hamburgo) e no site minhaentrada.com.br/opiniao. Desconto de 20% para sócio Clube do Assinante e acompanhante (apenas nas lojas Youcom).
Confira as músicas do Bob Marley que serão tocadas no show (com os respectivos arranjos):
Exodus (ao vivo)
Rat Race (ao vivo)
Burnin' and Lootin' (ao vivo)
Get Up Stand Up (ao vivo)
Want More (disco)
Redemption Song (ao vivo)
One Love (disco)
Concrete Jungle (disco)
Caution (disco)
Sun Is Shining (disco)
War / No More Trouble (ao vivo)
Veja outros shows este mês: