Muito mais do que bons leitores, o incentivo à leitura desde criança pode transformar os pequenos em escritores. E o exemplo de uma família de Toropi, na Região Central, prova essa transformação. Leitor assíduo desde que começou a ser alfabetizado, Mateus Zilch Scheuermann, 11 anos, orgulha-se em falar de seu primeiro livro, publicado recentemente. Graças ao incentivo dos pais, Os Caçadores de Fantasmas e a Aventura de Cinema será lançado no próximo dia 27, durante a Feira do Livro de Santa Maria.
Mateus tem certeza que foi graças às dezenas de livros que seus pais liam a ele, quando ainda era pequeno, que surgiu a vontade de consumir ainda mais literatura e também de escrever. Suas principais inspirações, Monteiro Lobato, Maurício de Souza e J. K. Rowling, são leituras que não faltam na sua prateleira.
O pai, Paulo Cesar, pastor da igreja luterana, conta que o filho sempre foi incentivado à leitura dentro de casa, por ele e pela mãe, Marlise, que é professora de português.
- Dentro desse universo, ele sempre viu a gente se preparando para o trabalho com auxílios literários, e acabou crescendo nele essa vontade. Sentimos um orgulho muito grande, é uma retribuição fantástica, que vai muito além de toda a educação que demos para ele - comenta o pai, orgulhoso.
As ilustrações do livro de Mateus foram feitas pela própria mãe, que viu nessa tarefa, pedida pelo filho, um desafio. Marlise usou o aprendizado de pintura que teve durante um trabalho voluntário para executar os desenhos.
- Foi um desafio como mãe fazer as ilustrações. Eu falei para ele que não ia ficar à altura da história, mas o Mateus queria que eu fizesse os desenhos. Precisei me superar como mãe também.
O orgulho, de mãe e de professora, ao ver uma sementinha literária plantada render frutos, deixa Marlise realizada:
- É uma emoção muito grande ver o filho realizar um sonho de ser escritor. Não tenho como explicar com palavras. É um talento natural, para ele escrever é um prazer que flui naturalmente.
Mesmo sem ainda ter lançado sua primeira obra, Mateus já tem dezenas de outros livros em mente. A continuação da série Caçadores de Fantasmas já tem nome e está toda escrita - levará o nome de O Mundo Fantasmagórico. Pelo menos outras duas séries já estão sendo planejadas pelo garoto e também já têm títulos: Caçador de Tesouros e A Escola dos Céus. As obras ainda não têm data de lançamento, mas deixam Mateus com o gosto e o desejo de publicar seus livros e escrever ainda mais.
- Quero lançar meus livros para incentivar outras pessoas à leitura, e deixar um bem cultural para a sociedade - comenta o garoto.
'Os Caçadores de Fantasmas e a Aventura de Cinema'
Autor: Mateus Zilch Scheuermann
Lançamento: Editora Palotti, 143 págs
Gênero: ficção, infantil
Preço: R$ 35 (à venda na Livraria da Mente e pelo telefone (55) 8157-9601)