Depois de tremermos nas bases em função do problema financeiro que ameaçava o Livro Livre, ótimas notícias. Temos o prazer de divulgar, em primeira mão, as atrações confirmadas para o evento, que faz parte da programação da Feira do Livro 2015. Pelo que a gente está vendo, vai valer a pena ficar na Praça Saldanha Marinho até mais tarde.
O fim de semana de abertura será reservado a homenagens. No sábado, um show celebrará a obra do poeta que é Vinicius Pitágoras Gomes, homenageado póstumo do evento. Junior Benaduce (voz solo e violão), Julio Pereira (acordeon e vocais), Ronison Borba (violão, acordeon e vocais), Pedrinho Monti (percussão) e Diogo Matos (teclado e vocais) apresentarão na Praça Saldanha Marinho músicas feiras pelo compositor em parceria com Elton Saldanha, Celso Bastos e Luiz Bastos. No dia seguinte, a Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm) celebra sua fundadora (e patronesse da Feira 2015), Haydée Hostin S. Lima.
A partir do dia 27, começam os bate-papos. Os cartunistas Iotti, criador do Radicci, e Alexandre Beck, criador do Armandinho estão confirmados, bem como os autores de literatura fantástica Eneias Tavares, André Cordenonsi e Nikelen Witter. O jornalista da Globo News André Trigueiro e o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo, estão na programação. A agenda também inclui exibições de documentários e apresentações de música do popular à clássica - representadas pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria e pela Orquestra de Brinquedos, que trará um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedo (espie a programação abaixo).
Confirmados
25 de abril - Show Esteio e Sonho - homenagem a Vinícius Pitágoras Gomes
26 de abril - Caposm homenageia a patronesse Haydée Hostin Lima
27 de abril - Bate papo com Iotti, criador do Radicci
28 de abril - Série de documentários sobre Espaços Culturais de Santa Maria da TV OVO
29 de abril - A Literatura Fantástica na Construção de um País de Leitores: debate com os autores Eneias Tavares, André Cordenonsi e Nikelen Witter
30 de abril - Bate papo com Vitor Hugo Alves da Silva (Secretário da Cultura do RS)
1º de maio - Bate papo com Alexandre Beck, criador do Armandinho
2 de maio - Show Noites Gaúchas
3 de maio - Bate papo com o músico e escritor Thedy Corrêa
4 de maio - Sarau e Coro da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan
5 de maio - Orquestra de Brinquedos
6 de maio - Sarau Visual e Musical do curso de Produção Editorial da UFSM
7 de maio - Indefinido
8 de maio - Orquestra Sinfônica de Santa Maria
9 de maio - Bate papo com o jornalista André Trigueiro, sobre o livro Viver é a Melhor Opção: a Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo
10 de maio - Musical A Benção, Bossa Nova, com Marcelo Massário e convidados