A programação do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, impõe a cada ano um desafio a seu público: assistir ao maior número possível de filmes inéditos e dar conta também de sessões comentadas e outras atividades que colocam o evento gaúcho entre os grandes festivais do gênero no mundo. A partir do dia 15 de maio, a 11ª edição do Fantaspoa vai exibir no Cine Santander e no CineBancários 71 longas e 48 curtas-metragens provenientes de mais de 30 países, em mostras competitivas e sessões especiais.
Em 2015, o Fantaspoa apresenta como novidade a competição de longas nacionais, com seis títulos. É um reconhecimento à crescente produção do cinema brasileiro com filmes de gênero voltados ao circuito comercial. Serão apresentados na Capital os filmes O Amuleto, thriller de Jeferson De estrelado por Maria Fernanda Cândido e Bruna Linzmeyer, a aventura de zumbis A Capital dos Mortos 2, de Tiago Belloti, a ficção científica Deserto Azul, de Eder Santos, o horror "slasher" Condado Macabro, de Marcos DeBrito e André de Campos Mello, e duas antologias de terror: Fábulas Negras, que tem entre seus realizadores o capixaba Rodrigo Aragão e o mestre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e 13 Histórias Estranhas, projeto que reúne 13 cineastas da Região Sul do Brasil.
O Fantaspoa conta, pelo quarto ano consecutivo, com patrocínio da Petrobras - e apoio do Banrisul. João Pedro Fleck, que divide a direção do festival com Nicolas Tonsho, destaca que serão realizadas pelo menos duas sessões comentadas por dia, até 31 de maio. Entre os convidados e internacionais, estão os dois homenageados desta edição: o músico italiano Fabio Frizzi e o roteirista norte-americano Dennis Paoli. Com mais 70 longas-metragens em sua carreira, Frizzi vai apresentar na Capital uma adaptação do concerto Frizzi 2 Fulci, em homenagem a seu amigo e parceiro Lucio Fulci (1927 - 1996), cineasta autor de clássicos com o faroeste spaghetti Os Quatro do Apocalipse (1975) e o giallo Premonição (1977). Segundo Fleck, a versão integral deste concerto, com orquestra, foi apresentada em Londres com grande sucesso de público.
Por sua vez, Gordon, que assina roteiros de filmes cultuados como A Hora dos Mortos-Vivos (1985) e Do Além (1986), também irá ministrar um curso sobre seu ofício durante o Fantaspoa. Outro importante convidado estrangeiro é o espanhol Juan Carlos Fresnadillo, já indicado ao Oscar de curta-metragem e autor dos longas Extermínio 2 (2007) e Intrusos (2011).
A programação paralela do Fantaspoa contará com workshops de maquiagem, efeitos especiais, roteiro e stop-motion, palestras sobre realização cinematográfica independente e curso teórico de ficção científica e fantasia no cinema brasileiro. Entre as sessões especiais, duas chamam a atenção: a do filme expressionista alemão Sombras (1923), de Arthur Robinson, com trilha exclusiva composta e executa pela banda gaúcha Quarto Sensorial, e a de Planeta Fantástico (1973), de René Laloux, a ser projetada à meia-noite do dia 29, na Cinemateca Capitólio.
A marca Fantaspoa também aparece como coprodutora de dois longas que serão apresentados fora de competição: Toda la Noche, dirigido pelas argentinas Tamae Garateguy e Jimena Monteoliva, e A Percepção do Medo, de Kapel Furman, Armando Fonseca e Gurcius Gewdner.
A partir desta sexta-feira, dia 1º de maio, o site do Fantaspoa entra no ar com a grade programação completa dia a dia e informações sobre todos os filmes e eventos que integram o festival.
Veja o trailer do Fantaspoa 2015