Lá se vão 20 anos desde que um grupo de guris se uniu para montar uma banda que não admitia se curvar ao politicamente correto nem tinha qualquer pudor em fazer letras baseadas em piadas internas e recorrer ao nonsense. A Comunidade Nin-Jitsu envelheceu - um dos integrantes até mesmo cumpriu mandato como deputado estadual -, mas não perdeu a essência. Pelo menos é o que grupo tenta (e consegue) provar em seu novo CD.
Leia mais:
"É o sucessor direto do 'Broncas Legais'", diz Edu K sobre novo disco da Comunidade Nin-Jitsu
King Kong Diamond é o primeiro álbum de inéditas da CNJ desde Atividade na Laje (2008). Na produção, está o músico Edu K, que exerceu a função no primeiro disco da banda, Broncas Legais (1998). A nova bolachinha traz 10 faixas divididas em duas partes com conceitos distintos. Na primeira metade, as batidas eletrônicas são marcantes; já na segunda, as músicas apresentam uma sonoridade mais orgânica, valorizando o formato power trio com voz.
- Fizemos o projeto pensando em um vinil, com lado A e lado B. É um CD em que cada faixa ajuda a contar a história rítmica dos 20 anos da banda - explica o vocalista Mano Changes, adiantando que a banda pretende lançar o álbum em formato de vinil até o final do ano.
ZH acompanhou um ensaio da banda. Confira uma das faixas inéditas:
As letras também não ficam devendo em relação ao passado da CNJ. O espírito despojado - para não dizer chinelão - está representado no trap antiostentação Bonde do Cachorro-Quente ("Agrego valor no motel/ E não na porra do camarote"), assim como a libido juvenil segue em alta na roqueira Maremoto ("É um maremoto no meu colchão/ Passei a noite na destruição").
Mas nem só de chalaça vive King Kong Diamond. A letra de Moneypulador trata de um personagem que "só pensa em money", e fala de propina e corrupção. Seria um recado para algum ex-colega de parlamento Mano Changes, que foi deputado estadual pelo PP até 2014?
- Não. É um recado para a sociedade. Falo da cultura da corrupção, do jeitinho _ responde Mano Changes, que foi indicado pelo governo do Estado para a diretoria de inovação do Badesul, função que conciliará com as atividades do grupo.
O disco está pronto desde meados do ano passado, mas o lançamento foi adiado por conta da campanha eleitoral do vocalista, que concorria a deputado federal. Com o disco nas lojas e o clipe de Maremoto (produzido pela Zeppelin Filmes) programado para sair na próxima semana, a banda está se preparando para cair na estrada com um novo show.
- Agora segue o baile, não vamos parar nunca - comemora o guitarrista Fredi "Chernobyl" Endres.
Leia mais matérias sobre música
King Kong Diamond
De Comunidade Nin-Jitsu
Rock/Eletrônico, Olelê Music, 10 faixas, R$ 19 (em média)
Cotação: 4 de 5 estrelas