Elogiado pela crítica britânica, o drama romântico Um Fim de Semana em Paris entra em cartaz nesta quinta-feira no Espaço Itaú 8, em Porto Alegre. Trata-se do terceiro longa-metragem que o diretor Roger Michell (de Um Lugar Chamado Notting Hill) adapta do inglês Hanif Kureishi - os outros foram Recomeçar (2003) e Vênus (2006).
No filme, Nick (Jim Broadbent) e Meg (Lindsay Duncan) estão casados há décadas. Os dois vivem em Londres e resolvem, como indica o título (o original é Le Week-end, misturando o inglês com o francês), passar um fim de semana em Paris. Querem dirimir diferenças, reaproximar-se, e para tanto escolhem a cidade em que, anos atrás, passaram sua lua de mel.
Só que o mundo mudou - mais, inclusive, do que eles próprios. Sem dinheiro para luxos como os que puderam ter no passado, os dois precisam abrir mão de algumas coisas. Pior para ela, mais agitada e mandona, mas também, por consequência, para ele - que acaba sendo vítima da impaciência da mulher. Até onde as rusgas do casal vão aguentar?
Um Fim de Semana em Paris rendeu prêmios à dupla de atores principais - para Jim Broadbent, no Festival de San Sebastián; para Lindsay Duncan, no British Independent Film Awards. Jeff Goldblum, ator de filmes como A Mosca (1986) e Adam Resurrected (2008), faz uma ponta como um amigo bem-sucedido do casal - cuja situação só vai causar inveja nos parceiros em crise.
Um Fim de Semana em Paris
(Le Week-end)
De Roger Mitchell.
Comédia dramática, Grã-Bretanha/França, 2013.
Duração: 93 minutos.
Classificação: 14 anos.