"Eu tenho uma pergunta para fazer: você já sorriu hoje?" Com essa questão, trazida em um vídeo de apresentação, o cantor paulista Ivo Mozart instigou os 150 alunos da Escola Walter Jobim a participar da primeira edição da Corrente do Sorriso em Santa Maria.
Logo que entrou no pavilhão onde os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio o aguardavam, Ivo desafiou um dos estudantes a soltar a voz. O músico - que ficou conhecido pelos sucessos Vagalumes e Anjos de Plantão - convidou Gabriel Ribas Ethur, vocalista da banda da escola, a cantar com ele. O adolescente dividiu o microfone, as rimas e alguns abraços com o músico.
- Foi maravilhoso cantar com ele. Foi demais! Fiquei nervoso, até errei a letra, mas valeu a pena - comemorou o estudante.
À tarde, foi a vez de o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac receber a atividade. Idealizada pelo paulista, o projeto Corrente do Sorriso começou no início do mês e deve passar por 25 escolas públicas de 12 cidades gaúchas. A meta de Ivo Mozart é tornar contagiosa a corrente de sorrisos.
A ideia surgiu anos atrás, quando o músico se arriscou a passar uma temporada na Europa, sem falar nenhuma língua estrangeira. Foi lá, onde sua única companhia era o violão, que descobriu que o idioma universal é o sorriso. De volta ao Brasil, deu forma ao projeto de espalhar essa mensagem.
A atividade nas escolas consiste em uma palestra, na qual Ivo Mozart conta um pouco de suas experiências e sobre sonhos. A mensagem que ele leva serve de incentivo para que os estudantes lutem para realizar seus planos. A inspiradora Vagalumes é sempre entoada, para deixar clara a mensagem positiva.
Nas visitas do projeto, os estudantes recebem um encarte com CD e os oito valores da Corrente do Sorriso: gratidão, desapego, encanto, alegria, esperança, perseverança, naturalidade e positividade. Durante o bate-papo, Ivo conta um pouco de sua trajetória.
- A gente é tão próximo, a minha história está muito relacionada com a vivência desses alunos. Eu vim da periferia de São Paulo. Eu sei que estou plantando uma sementinha quando venho conversar com eles. E eles também. Quando você realiza um projeto, geralmente você está doando, mas eu também estou recebendo tanta coisa... - comentou.
Uma alegre gincana na rede
A Corrente do Sorriso ainda contempla uma gincana online entre as escolas participantes. A que mais distribuir sorrisos com as hashtags do projeto e da escola ganhará um kit de instrumentos musicais para montar uma banda.
- Se no meu colégio tivesse uma banda, talvez eu tivesse começado minha carreira muito antes. Por isso, o principal é conseguirmos presentear as escolas - comenta Ivo, acrescentando que o resultado da gincana entre Walter Jobim e Olavo Bilac deve ser divulgado entre os dias 12 e 15 de maio.
O Rio Grande do Sul foi escolhido como primeira parada do projeto porque, além de ter amigos no Estado (seu baterista é de Santa Maria), o público local é mais exigente.
- Eu tinha feito pilotos em no Pará e na Bahia, mas decidimos começar aqui. A gente sabia que, se inserisse o projeto aqui, e as pessoas gostassem, conseguiríamos depois abranger o Brasil inteiro. A ideia é que a gente consiga levá-lo para outros lugares - comentou o músico.
A Corrente do Sorriso é realizada pelo instituto GVT, com financiamento do Pró-Cultura RS.