Com uma plateia atenta e interessada, Alexandre Beck, o pai do personagem Armandinho, foi recebido no palco do Livro Livre nesta quinta-feira. O ilustrador contou um pouco da sua trajetória e de como surgiu o menino dos cabelos azuis que faz tanto sucesso. E também recebeu o carinho das pessoas através de depoimentos de crianças e adultos sobre a importância do personagem no seu dia a dia.
:: Diário na Feira: Confira a página especial da Feira do Livro ::
- Eu fazia tirinhas para o jornal Diário Catarinense e um dia eles me ligaram e pediram três para ilustrar uma matéria de economia sobre pais e filhos. Aí eu peguei um bonequinho que eu tinha pronto. Como a tirinha é um espaço muito pequeno, se eu desenhasse os pais a criança ficaria do tamanho de uma unha. Ai eu resolvi só fazer os riscos. E foi simples pra mim de fazer. E o pessoal da redação gostou, e eu gostei - revela Beck sobre o momento em que nasceu o Armandinho, em 2009.
O ilustrador conta que várias vezes já pediram para ele desenhar os pais do menino, e que ele até considerou a possibilidade, mas que percebeu que até os adultos começaram a imaginar por meio das tirinhas, dar voz ao personagem, por exemplo. E Beck completa
- Talvez isso seja o que tem de mais legal no personagem.
Quando fala do sucesso do personagem, o autor revela que não esperava tanta repercussão.
- Eu nunca tive pretensão de sucesso. O Armandinho foi muito mais além do que eu imaginava - conta Alexandre Beck.
O ilustrador foi questionado a respeito da tirinha publicada sobre o conflito no Paraná, entre professores e a Polícia Militar, e frisou que é um absurdo o que foi feito com os professores, e que é preciso fugir das generalizações e também dar visibilidade aos policiais que se recusaram a atuar e que foram presos e exonerados.
No final da conversa foi questionado sobre o compromisso social do Armandinho, e declarou: - O compromisso que eu tenho com a sociedade é o compromisso do Armandinho. Ele tem uma ligação muito profunda comigo.
Ao final do bate-papo o ilustrador autografou as tirinhas do personagem que foram distribuídas no estande do Grupo RBS.