O Museu do Trabalho se transformou no viveiro de centenas de criaturas gosmentas. Elas habitam os desenhos do ilustrador Diego Medina, que nesta quinta-feira inaugura sua primeira exposição individual, Cracapraquetequeromania - O Mundo de Diego Medina.
Hoje com 40 anos, o artista desenha desde criança, mas também é conhecido como um dos bairristas nos comerciais da cerveja Polar e como músico da banda Video Hits. Em 1999, entrou para o time de ilustradores da Folha de S. Paulo, e o desenho virou seu ganha-pão. Desde então, ilustrou para vários veículos e projetos artísticos. Prolífico, tinha material de sobra para uma exposição quando recebeu o convite do curador Leo Felipe.
Medina povoou as duas salas do museu com desenhos escrachados de monstros, super-heróis, penicos, genitais e formas que se desfazem.
- Eu desenho muita "craca", que para mim é uma coisa suja, irregular, gosmenta - explica.
A sala menor do museu é inspirada por seu quarto na adolescência: tem paredes repletas de cartazes, adesivos e rabiscos. Há também decks de skates, uma guitarra quebrada, amplificador e uma TV com vídeos caseiros e de shows.
A ideia da mostra é traduzir o imaginário de Medina, lugar onde convivem referências tão variadas quanto a música psicodélica e o cinema experimental japonês. Segundo o artista, seu mundo é um lugar estranho, mas de uma estranheza alegre, e não sombria. O bom humor é uma das marcas dos seus desenhos, que também costumam ser pequenos e bem detalhados.
- Nunca fiz um trabalho enorme e limpo. Pego a caneta com ponta fina e deixo o cérebro me levar para onde quiser - conta o artista.
Cracapraquetequeromania - O Mundo de Diego Medina
Curadoria: Leo Felipe.
Expografia: Guilherme Dable.
Abertura quinta-feira (5/3), às 19h.
Museu do Trabalho (Andradas, 230), em Porto Alegre. Fone: (51) 3227-5196. Visitação de sexta-feira a 19 de abril. De terça a sábado, das 13h30min às 18h30min, e domingos e feriados, das 14h às 18h30min.
Os próximos meses no Museu do Trabalho
- De 6 de maio a 21 de junho, o museu apresentará desenhos de Julio Mariani, com curadoria de Ana Flávia Baldisserotto e Eduardo Veras.
- De 2 a 26 de julho, haverá a coletiva Metropolis, projeto do alemão Andreas Kramer com artistas gravadores brasileiros e estrangeiros.
- Em 1º e 2 de agosto, será a vez da feira Para¬da Gráfica.
- A partir de 29 de agosto, Eduardo Frota apresentará seus trabalhos.