Bruce Willis é de uma geração em que, para ser herói, era preciso ser bombado. E encarnar verdadeiros super-homens capazes de derrotar exércitos inteiros, cumprindo missões impossíveis e vencendo batalhas invencíveis. Mas os anos 1980 passaram e a era de ouro dos filmes de ação ficou para trás, dando lugar a uma nova ordem na qual os efeitos especiais são mais importantes do que a força sobre-humana de um Rambo ou de um Predador.
Na queda coletiva dos brutamontes, ninguém chegou aos 60 anos em alta como o astro de Duro de Matar (1988). Willis completa seis décadas de vida hoje, dividindo-se entre diversas franquias do gênero e filmes mais empenhados (leia abaixo). Deve inclusive contracenar com Kristen Stewart e Jesse Eisenberg num longa ainda sem título que Woody Allen prepara para 2016, após seu ainda inédito O Homem Irracional (2015).
É verdade que alguns projetos do ator misturam ação com humor (Red - Aposentados e Perigosos, por exemplo), brincando justamente com o envelhecimento de seus intérpretes. Nada mais natural, se lembrarmos que se trata de uma geração que ri de si mesma como poucas outras - vide projetos como Os Mercenários (2010), aparições públicas de figuras como Jet Li, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, comerciais como os da Volvo, protagonizados por Jean-Claude Van Damme e parodiados por Chuck Norris.
Vale dizer que, paradoxalmente, nomes como Liam Neeson e Kiefer Sutherland ascenderam no universo dos filmes de ação (ou séries, no caso do último, protagonista de 24 Horas) em plena maturidade. Ambos, no entanto, são mais sérios do que seus predecessores. O que significa dizer que até podem fazer novos clássicos da cultura pop, como o foram Rocky (1976) e O Exterminador do Futuro (1984). Mas dificilmente conseguirão a proeza de ser um novo Steven Seagal - para o bem e para o mal.
Lembre os feitos desses tiozões sarados - os filmes bons e também os ruins, que afinal não faltam em suas filmografias - respondendo o nosso quiz e conferindo, a seguir, o que cada um tem feito da vida:
Bruce Willis
Mais versátil do que outros atores de sua geração identificados com os longas de ação, fez filmes como Pulp Fiction (1994) e O Sexto Sentido (1999). Além das franquias G.I. Joe, Red, Sin City e Duro de Matar, divide a cena com Zooey Deschanel e Bill Murray na comédia Rock the Kasbah, que estreia nos cinemas no segundo semestre de 2015.
Steven Seagal
Muito ativo como produtor de longas de ação (e de lutas de MMA), o ator de 62 anos tem feito diversos filmes obscuros. O último a chegar ao Brasil foi Senhor do Crime (2013), em que contracena com Danny Trejo, com quem já dividira a cena em Machete (2010).
Sylvester Stallone
Aos 68 anos, o astro de Cobra e Rambo voltará a interpretar Rocky ainda em 2015: no longa Creed, será o treinador do neto do personagem de Apollo Creed. Desde a volta com Os Mercenários, em 2010, tem emendado pelo menos um filme por ano.
Chuck Norris
À frente das franquias Comando Delta e Braddock, ele se tornou o principal ícone dos mais mirabolantes filmes de ação oitentistas. Mas, desde 2000, só apareceu em três longas, o último deles Os Mercenários 2 (2012). Aos 74 anos, descansa curtindo uma (merecida) aposentadoria.
Jean-Claude Van Damme
Vai voltar à franquia de sucesso Kickboxer no filme homônimo, que tem estreia prevista para este ano. Com 54 anos, o astro de O Grande Dragão Branco está a mil: tem feito no mínimo dois longas por ano, sendo o mais recente deles Swelter - Jogo Sujo (2014).
Arnold Schwarzenegger
Entre a política (chegou a ser governador da Califórnia) e os filmes em que revive personagens do passado (neste ano filmará A Lenda de Conan e O Exterminador do Futuro: Gênesis), apareceu em longas de ação, como Sabotagem (2014), e dramas como o ainda inédito Maggie. Tem 67 anos.