A galeria Bolsa de Arte abre o ano apresentando dois artistas recém-incorporados a seu elenco: Zed Nesti e Fabio Zimbres. Cada um a sua maneira, os dois nomes levarão para a tradicional galeria influências do mundo pop, especialmente da HQ. As mostras paralelas, com obras escolhidas pelos próprios artistas, serão inauguradas quarta-feira, às 19h.
O andar térreo da galeria será do carioca Zed Nesti, 45 anos, que mora em São Paulo e expõe pela primeira vez em Porto Alegre. Ele apresentará sete pinturas recentes e quatro gravuras que estiveram em cartaz no Centro Cultural São Paulo no ano passado, além de oito gravuras inéditas. Admirador de Goya, Degas e Soutine, Zed investiga materiais de pintura: as telas que traz à Capital foram feitas com tintas desenvolvidas por ele mesmo a partir de pigmentos naturais. As figuras que retrata são pinçadas de recortes publicitários, cenas de filmes, fotos históricas e até sites pornô. Nas telas, a cabeça de um é combinada ao corpo de outro.
- Tento misturar o gosto pela pintura antiga com a informação pop de hoje - explica ele. - Tudo na pintura vem de fotos que eu recortei. Faço uma colagem no Photoshop, depois projeto na tela, risco com carvão em cima da projeção e pinto.
Antes de se dedicar integralmente à pintura e à gravura, Nesti trabalhava com quadrinhos, uma paixão que ainda aparece na sua produção:
- Tem um contorno escuro em volta das figuras... Isso é muito de quadrinhos, uma pintura clássica não tem esses riscos - argumenta.
No trabalho de Fabio Zimbres, que expõe no andar superior da galeria, a influência dos quadrinhos também é importante, embora nem sempre evidente. Referência das artes gráficas no Brasil, o artista de 54 anos exibirá cerca de 20 trabalhos. Alguns são desenhos e outros associam técnicas (como monotipia e gravura em metal) e materiais (como papel carbono, lápis e tinta) diferentes. Para Zimbres, as obras não são abstratas nem figurativas, e é nesse intervalo que se aproximam dos quadrinhos:
- Às vezes, parece que os desenhos partem de uma figura e vão se desfazendo, ou então eu trabalho com manchas que parecem figuras - considera o artista. - A HQ exige um desenho que se enquadre, que tenha uma história linear. Tento juntar os quadrinhos com pintura e desenho e com uma ideia de liberdade maior.
Fabio Zimbres e Zed Nesti
Abertura quarta-feira (25/2), às 19h.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30min às 19h; aos sábados, das 10h às 13h30min. Até 11 de abril. Entrada franca.
Bolsa de Arte (Visconde do Rio Branco, 365, em Porto Alegre). Fone: (51) 3332-6799.
Pintura "Casal Nú com Homem e Mulher" (2014), de Zed Nesti