Para que não sejam esmagados por gigantes estrangeiros como a Netflix, cada vez mais canais e operadoras de televisão brasileiros disponibilizam seu conteúdo online, livre de comerciais e 24 horas por dia. Embora pequeno se comparado à TV aberta, o mercado de vídeo on demand (VOD) cresce exponencialmente no país enquanto lida com a concorrência dos serviços internacionais.
No Exterior, a guerra de conteúdo entre Netflix e HBO ganhou um concorrente de vulto quando a série Transparent, da Amazon Prime, foi premiada no Globo de Ouro. Em 2015, o HBO deve contra-atacar lançando seu próprio serviço de streaming nos EUA, sem necessidade de assinatura da TV a cabo.
Como toda a guerra, esta é minada de segredos. Questionada por ZH sobre a chegada do serviço no Brasil, a assessoria da Amazon respondeu que "não especula sobre planos futuros". Enquanto isso, a Netflix alça voo no país: desde 2011, teria atingido 2,2 milhões de assinantes em setembro, segundo estimativa da eMarketer, e crescido 69,2% entre janeiro e setembro. Neste ano, as séries originais serão a grande aposta, como Narcos, em que Wagner Moura viverá o traficante Pablo Escobar sob a direção de José Padilha.
- Estamos apenas arranhando a superfície. Esse conteúdo melhorou a percepção da marca Netflix e facilitou novos projetos com grandes criadores em todo o mundo - diz a gerente de relações públicas da Netflix para o Brasil, Amanda Vidigal.
Consumidores vão atrás de atrações exclusivas
Mestre em Comunicação e colunista do site Ligado em Série, Ana Bandeira afirma que a batalha não está ganha pela Netflix:
- Se a TV a cabo tiver conteúdos exclusivos, as pessoas vão buscar estes conteúdos lá. Como a Netflix não pode comprar uma temporada que está no ar, a TV a cabo leva vantagem nisso.
Por enquanto, a Globosat é quem faz frente à Netflix no Brasil. Somados, seus serviços de streaming alcançam 2 milhões de usuários, divididos principalmente entre Telecine Play e Globosat Play - são 200 mil novos cadastros por mês. Além de ampliar o leque de canais por streaming em 2015, a rede tem se esforçado para tornar todos os seus produtos acessíveis em smart TVs e consoles de jogos.
- A Netflix faz contato direto com o estúdio americano e distribui para todo o mundo. O que temos, e eles e a Amazon não têm, é o entendimento do consumidor local. Por ano, gastamos dezenas de milhões de reais só para entender a relação entre consumidor e conteúdo - diz o diretor de Novas Mídias da Globosat, Gustavo Ramos.
Para o executivo, o principal desafio dos serviços de VOD no Brasil é tornarem-se conhecidos. Para isso, os canais precisam trabalhar em conjunto com as operadoras (como NET, Vivo etc.) para facilitar processos de cadastro que desencorajam novos usuários.
Conheça 11 serviços de TV por streaming disponíveis no Brasil: