Se a festa do Oscar do ano passado foi embalada por dois hits entre as cinco canções indicadas - a vitoriosa e ainda onipresente Let It Go (Frozen - Uma Aventura Congelante) e Happy (Meu Malvado Favorito) -, a cerimônia de 2015, no próximo domingo, terá trilha sonora mais discreta. Entre as cinco concorrentes, apenas uma é de uma produção com destaque na lista de principais concorrentes. E, mesmo assim, dos menos badalados: Selma - Uma Luta Pela Igualdade, indicado também a melhor filme.
A estatueta de melhor canção original é entregue desde a sétima edição do Oscar, realizada em 1935. E já premiou sucessos antológicos (que você pode relembrar após conhecer as cinco músicas concorrentes desse ano). Além de exigir ineditismo, a Academia costuma listar entre os indicados até dois compositores por canção, mesmo que esta tenha mais autores creditados
Lost Stars (Mesmo se Nada Der Certo)
A balada romântica de Gregg Alexander e Danielle Brisebois pontua o filme sobre um casal de músicos que tenta a sorte em Nova York: ele (Adam Levine, astro da banda Maroon Five) faz sucesso e abandona a garota (Keira Knightley). Embora a música tenha versões na voz de Keira e de Levine, tudo indica que caberá a ele apresentá-la na cerimônia do Oscar. Quem dirige é John Carney, ex-músico que assinou Apenas uma Vez, ganhador do Oscar de melhor canção em 2008, com Falling Slowly.
Im Not Gonna Miss You (Glen Campbell: Ill Be Me)
Documentário sem previsão de estreia no Brasil que tem como personagem Glen Campbell, grande ídolo da música country americana, hoje com 78 anos. Em 2011, ele foi diagnosticado com Alzheimer e decidiu enfrentar a doença percorrendo os EUA com uma turnê de despedida. Im Not Gonna Miss You (composta em parceria com Julian Raymond) é sua última gravação em estúdio e foi registrada em janeiro de 2013 especialmente para o documentário. O filme conta com imagens de arquivo e depoimentos de artistas como Paul McCartney e Bruce Springsteen.
Glory (Selma: Uma Luta Pela Igualdade)
Nome de destaque na música pop americana, John Legend apresenta com o rapper Common (ambos coautores da canção) a faixa presente no filme sobre o líder americano Martin Luther King Jr., figura emblemática na luta pelo direitos civis dos negros. Glory combina elementos do gospel, do soul e do hip hop e já ganhou o Globo de Ouro de melhor canção, entre outros prêmios, o que faz dela potencial favorita na categoria.
Grateful (Além das Luzes)
Ainda inédita no Brasil, esta produção conta a história de uma jovem cantora (vivida por Gugu Mbatha-Raw) que vira estrela pop - aos moldes de Beyoncé. Ela não lida bem com a fama e se envolve com um policial que faz sua segurança - tipo Whitney Huston em O Guarda-Costas. No filme, a atriz dubla Grateful, composta por Diane Warren e gravada por Rita Ora. Jovem cantora nascida no Kosovo e criada na Inglaterra, Rita foi apadrinhada pelo casal Jay Z - Beyoncé.
Everything is Awesome (Uma Aventura Lego)
A Academia de Hollywood esnobou esta ótima animação, que sequer foi indicada em sua categoria - o reconhecimento foi feito por, entre outras premiações, a vitória no Bafta, a principal premiação do cinema britânico. A faixa dançante com forte apelo junto ao público infantil colocou na disputa o compositor Shawn Patterson. No filme, é interpretada pela dupla de indie rock canadense Tegan and Sara e também por Joshua Bartholomew and Lisa Harriton, dois de seus coautores, sob o nome Jo-Li.
Relembre algumas músicas vencedoras do Oscar de melhor canção
1940 - Over the Rainbow (O Mágico de Oz)
1962 - Moon River (Bonequinha de Luxo)
1970 - Raindrops Keep Fallin' on My Head (Butch Cassidy)
1972 - Theme from Shaft (Shaft)
1982 - Arthur's Theme (Best That You Can Do) (Arthur, o Milionário Sedutor)
1986 - Say You, Say Me (O Sol da Meia Noite)
1988 - (I've Had) The Time of My Life (Dirty Dancing - Ritmo Quente)
1994 - Streets of Philadelphia (Filadélfia)
1998: - My Heart Will Go On (Titanic)
2001 - Things Have Changed (Garotos Incríveis)
2008 - Falling Slowly (Apenas Uma Vez)
2013 - Skyfall (007 - Operação Skyfall)
2014 - Let it Go (Frozen - Uma Aventura Congelante)
Leia as críticas dos principais indicados ao Oscar:
Selma
A Teoria de Tudo
O Jogo da Imitação
Birdman
Boyhood
O Grande Hotel Budapeste
Foxcatcher
Whiplash