Técnicos tomam o lugar de artistas, e veículos ocupam o espaço que será destinado ao público enquanto toma forma o Planeta Atlântida 2015. Em um espaço de 67 mil metros quadrados - aproximadamente 15% maior do que no ano passado, segundo a organização -, estão sendo erguidos os alicerces da festa que, nos dias 30 e 31, vai reunir dezenas de milhares de fãs de música na sede campestre da Saba.
Leia mais sobre o Planeta Atlântida 2015
E esta edição do Planeta chega com novidades. A principal delas é que o palco do Pretinho Convida, sucesso na última edição, ganha status de atração principal, com apresentação de bandas como Tequila Baby e Suricato, além de mais de 50 artistas nacionais e internacionais confirmados.
- Grupos consagrados e alternativos vão passar por ali, e existem muitos apaixonados por eles. É para atender a esse público que o palco do Pretinho será de um gigantismo inédito - comemora Dudu Durgante, coordenador de produção do Planeta Atlântida.
Participando da construção desde o primeiro ano do evento que, em 2015, comemora 20 edições, Dudu se entusiasma ao anunciar que a expectativa para este ano é superar, em público e atrações, a edição de 2014 - considerada por ele um marco, assim como o Planeta de 2000.
Para tanto, não estão sendo poupados esforços. O ritmo de trabalho na Saba é intenso, com funcionários a postos desde o início do ano, envolvidos na criação do evento da manhã até a noite. E a venda de ingressos tem correspondido à previsão de maior público.
Quem for aproveitar a festa vai encontrar ainda mais espaços destinados à plateia. Dois deles serão formados por áreas destinadas aos food trucks, que ficarão localizados nas proximidades da arena e dos camarotes. Serão quatro caminhões diferentes em cada setor, oferecendo cardápios variados aos planetários.
Há ainda outra atração fora dos palcos que fará sua estreia em 2015: uma tenda oficial do UFC, onde os fãs poderão interagir com lutadores de MMA, testar a própria força e até concorrer a ingressos para o evento do campeonato que ocorre no final de fevereiro no Gigantinho.
Mesmo tendo acompanhado o nascimento do Planeta em cada uma de suas edições, Durgante avalia que, por mais minucioso que seja o trabalho de planejamento e construção, nada se compara à abertura dos portões - quando todo o trabalho é recompensado:
- É uma realização sempre que os portões são abertos e vemos o entusiasmo e a energia emergirem dos planetários. Em 2015, não vai ser diferente.
Preparativos para a festa
Montagem
> A construção da estrutura do Planeta Atlântida 2015 começou em 5 de janeiro.
> Os trabalhos vão das 8h às 12h e das 13h às 20h até os dias que antecedem o Planeta.
> Cerca de 220 pessoas estão envolvidas na montagem, na administração e na produção do evento.
Palcos
> Pela primeira vez, os palcos Central e Pretinho Convida devem se equiparar em tamanho.
> O E-Planet ganhou mais espaço e decoração especial em 2015.