Um violonista e compositor consagrado e uma promessa da música popular brasileira que dividem o mesmo sobrenome repartirão também o palco do Instituto Ling (João Caetano, 440) nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Em duas sessões (às 19h e às 21h) com ingressos esgotados, Arthur e Lívia Nestrovski apresentam o show Carinhoso.
Autor de livros sobre música, crítico musical e atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Arthur, 55 anos, conduzirá ao violão um espetáculo pensado para privilegiar o lado intérprete de Lívia, 27 anos, a partir de canções que normalmente não entram no repertório habitual dela.
Leia mais notícias sobre música em ZH
Em entrevista a ZH, Arthur adianta que o show tem inspiração brasileira, mas set list trilíngue: além de obras em português (como Folha Morta, de Ary Barroso, Por Causa de Você, de Tom Jobim e Dolores Duran, e João Valentão, de Dorival Caymmi), a dupla interpreta standards do jazz e soul norte-americanos e versões do violonista para peças do cancioneiro alemão, como Pra que Chorar, de Schumann, e Serenata, de Schubert. Também será apresentada a inédita Matusalém, parceria de Arthur com Luiz Tatit.
- Escolhemos músicas que têm alguma relação entre si, mesmo compostas em idiomas e tempos diferentes - explica Arthur. - É incrível como canções de Schumann e Schubert se tornam muito brasileiras na nossa interpretação. Tenho certeza de que eles adorariam ouvir suas músicas tocadas assim, sem o ritual do concerto clássico.
Depois de um período dedicado à docência na PUC-SP, Arthur, que é porto-alegrense, voltou aos estúdios e palcos em 2004, em parcerias com nomes como Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Zélia Duncan e Tom Zé.