Já está à venda o livro “Tudo ou Nada”, escrito pela jornalista Malu Gaspar. A obra fala da ascensão e da queda das empresas de Eike Batista, famosas pela letra X ao final da sigla, o que caracteriza o Grupo X. “Não é bem uma biografia, embora tenha muita informação sobre a vida dele. A obra conta os bastidores do grupo”, explicou a autora, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (17).
Malu foi repórter e acompanhou a rotina das empresas de Eike Batista desde 2002. “Acompanhei muito de perto a euforia que tomou conta do grupo”, relatou. Quando percebeu que já conhecia o suficiente para compor um livro, começou a separar o material.
A autora contou que, quando os negócios começaram a declinar, muitos jornalistas caíram na história de que estava tudo bem, mas muitos foram críticos. “Havia muita bajulação e uma torcida para que tudo desse certo”, explicou.
“Eike é como um sol: brilha, é carismático, e é alguém de quem todos gostam – mas quem chegar muito perto pode se queimar” – essa era uma frase dita por um executivo, história trazida pela autora em “Tudo ou Nada”. “Eike foi traído por várias pessoas que o bajulavam”, relatou ainda.
A história de Eike é, nas palavras da autora, “uma trajetória muito simbólica do que foi o capitalismo brasileiro nos últimos anos”.
Livro: Tudo ou Nada; editora Record; 546 páginas.
Ouça a entrevista