O Russian State Ballet retorna ao Brasil em turnê com seus 40 melhores solistas e a chega a Porto Alegre nessa segunda-feira, 29, às 19h e 21h, no Teatro do Bourbon Country. Na terça-feira, dia 30, eles estarão em Novo Hamburgo no Teatro Feevale, às 21h. A companhia de dança é uma das mais respeitadas da Rússia e chega a capital gaúcha com o espetáculo ‘Sleeping Beauty’ (A Bela Adormecida). Essa é a terceira vez que o grupo vem ao Brasil, no ano passado o espetáculo apresentado foi o ‘Lago dos Cisnes’.
A iniciativa de trazer a trupe ao Brasil foi do produtor brasileiro Augusto Stevanovich com apoio do ministro da cultura da Rússia, Vladimir Medinski. O objetivo é popularizar o ballet russo em todo o Brasil. Para isso, os ingressos estão sendo vendidos em parceria com sites de compras coletivas. Em Fortaleza, 7.500 ingressos foram vendidos nessa modalidade.
- “A companhia faz três turnês por ano na Alemanha, o Brasil era o único país que estava fora devido a logística e o custo que é muito complicado. O ballet sempre foi muito elitizado, por isso queremos dar acesso ao público.” Afirma Augusto, o produtor brasileiro.
Com 33 anos de história, a companhia está sob a liderança do coreógrafo Viatcheslav Gordeev, seu criador, diretor artístico e diretor geral. A meta principal do Russian State Ballet é preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca de novas formas de dança. A turnê brasileira começou dia 03 de setembro e já passou por São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife, Maceió e outras. A última capital será Florianópolis. No ano que vem o espetáculo que virá para o Brasil será Dom Quixote, ainda sem data prevista.