Vingança, o Musical está em cartaz no Theatro São Pedro até quarta-feira (17), às 21h dentro da programação do 21º Porto Alegre em Cena. O valor do ingresso é de R$40, com diversos descontos para meia entrada. Baseada na obra de Lupicínio Rodrigues, o espetáculo se passa nos anos 50 e tem como pano de fundo a vida boêmia de um cabaré no Sul do País.
Idealizado e escrito por Anna Toledo, Vingança, o Musical conta a história de três triângulos amorosos. Um boêmio de vida dupla tenta manter a esposa e as amantes, mas suas intenções não saem como planejado. As canções e as crônicas de Lupi, publicadas pela imprensa no jornal Última Hora, entre 1963 e 1964, são os materiais que serviram de base para a peça. Anna destaca que estrear em Porto Alegre, no dia que se comemora o centenário do artista gaúcho, é uma emoção.
"Realmente me faltam palavras. Honra, gratidão, tudo é pouco para expressar o que estou sentindo. Será uma forma de retribuir tudo o que a peça já nos proporcionou até agora", desabafou.
Anna teve seu primeiro contato com a obra de Lupi ainda na infância. Anos depois, começou a cantar profissionalmente e o repertório dele lhe parecia familiar.
"Com o teatro musical eu pude contar uma história através das obras do Lupicínio, diferente dos musicais biográficos que temos hoje no Brasil", contou.
Já o diretor André Dias conheceu as músicas através do pai. "Ele cantava, nem sempre bem, mas cantava." Quando a Anna convidou André para uma apresentação para um festival, eles perceberam que aquele repertório musical precisava ir para o teatro. Sobre a estreia no dia do centenário André conta:
"Eu vim da igreja agora. Do hotel até o teatro, passei pela Catedral e percebi que eu precisava entrar. Pra agradecer e pedir, mais agradecer. Se tudo der certo, esse será o auge da minha carreira."
Vingança, o Musical entrou em cartaz em março de 2013, em São Paulo, e ficou em cartaz por 36 semanas. Essa é a primeira vez que o espetáculo sai da capital paulista. Em cena, são seis atores e três músicos interpretando 24 canções de Lupicinío. Depois de Porto Alegre, eles fazem uma pausa e planejam desembarcar no Rio de Janeiro em 2015.