No dia em que se comemora o centenário de Lupicínio Rodrigues, um bate-papo com o jornalista e pesquisador Marcello Campos e o fotógrafo Ricardo Chaves, às 19h na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, vai passar a limpo toda a vida e obra do artista. A biblioteca fica na Avenida Érico Veríssimo, 307. Junto ao Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues.
Entre o acervo de fotos (algumas você confere antecipadamente na galeria acima) e histórias que serão apresentadas no evento, está a música ‘Minha Cidade’, inédita na voz de Lupi, nunca esteve em nenhum disco dele e foi gravada apenas por Naura Elisa em 1995.
Marcello Campos trabalha com pesquisa musical há 10 anos e nesse período descobriu detalhes sobre a vida de Lupicínio que até então eram pouco comentados.
“Minha proposta era compor um panorama de vida e obra do Lupi e acabei descobrindo detalhes e imagens da casa dele, o jingle que ele produziu para a Magazine Guapari, a candidatura dele para vereador em 1959 e ainda um levantamento completo das composições dele.”
Se falava em 500 músicas, mas foram catalogadas 286 composições. Além do encontro com entrada franca na noite de hoje, toda a pesquisa desenvolvida por Marcello estará no livro 'Almanaque do Lupi' que será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.
Ouça "Minha Cidade", na voz de Lupicínio Rodrigues:
Confira o depoimento de Lupi explicando porque foi considerado o criador da 'dor de cotovelo'