Com apenas 23 anos, Luisa Geisler tem um currículo invejável entre escritores: já ganhou dois Prêmios Sesc de Literatura, esteve entre os finalistas do Jabuti e integrou a seleção dos 20 melhores jovens autores brasileiros elaborada pela conceituada revista britânica Granta, em 2012. A gaúcha apresenta agora seu terceiro livro, Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente - com sessão de autógrafos na próxima terça-feira, às 19h, na Livraria Cultura (Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
Luisa avalia as conquistas como passos importantes para suscitar maior atenção dos editores:
- Às vezes, esse reconhecimento não pesa nada; às vezes, pesa bastante, por conta das expectativas que se criam. O legal é que isso me fez ganhar um aparato que me ajuda, trabalho agora em diálogo com mais gente, o que me trouxe mais confiança.
O novo livro tem como protagonista Henrique, um jovem estudante de administração que trabalha em uma loja de conveniências em Canoas, cidade-natal da autora. Ele passa a escrever cartas para o amigo Gabriel, que está em coma. Como talvez o amigo jamais acorde para ler as cartas, Henrique fica à vontade para escrever sobre sua vida. Ele narra a crise em seu namoro depois de se envolver com um garoto que conhece em Imbé, passando a questionar sua sexualidade.
- Ao escrever, Henrique aos poucos toma consciência de sua realidade e percebe que pode influenciá-la - explica a autora.
A tomada de consciência gradual é bastante convincente, embora seja feita a um custo alto para o romance: temores, reflexões e tentativas de negar a realidade acabam ocupando muitas das cartas de Henrique, fazendo a trama avançar de modo lento. Mesmo assim, Luzes de Emergência... tem potencial para cativar os leitores, principalmente os mais jovens, ao tratar do sentimento de desajuste social, tão presente na adolescência e no início da idade adulta, com bons personagens e uma prosa fluida.
Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente
De Luisa Geisler
Romance, Alfaguara, 296 páginas, R$ 39,90.
Sessão de autógrafos na terça-feira, 19 de agosto, às 19h, na Livraria Cultura (Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
Cotação: 3 de 5 estrelas