Nesta segunda-feira (19/05), a vencedora do Oscar Sandra Bullock deu um discurso motivacional de surpresa na Warren Easton Charter High School, em Nova Orleans. A atriz - que fez doações para a escola após ela ter sido atingida pelo furacão Katrina em agosto de 2005 - deu lições de vida ao estudantes sobre o que é felicidade e disse para eles "não terem medo do desconhecido, além de conselhos práticos como "não limpar o nariz em público". Não deixa de ser uma espécie de Filtro Solar, o famoso discurso que ficou célebre na voz de Pedro Bial.
Zero Hora traduziu o texto lido por Sandra Bullock. Confira a íntegra:
"Se você pudesse voltar no tempo e falar com seu "eu mais novo", o que você diria? E eu pensei: "Bem, isso é meio pesado". Eu percebei que o que eu queria que alguém dissesse para mim era o que eu vinha dizendo nos últimos quatro anos para um garotinho que eu amo mais que tudo - e que, por acaso, é meu filho e é daqui de Nova Orleans. Então, eu pensei que o que eu talvez desejasse para vocês, que o que eu digo para uma criança de quatro anos é o que eu gostaria que alguém tivesse me dito antes de eu pegar a estrada. E a primeira coisa é: pare de se preocupar tanto, ok? Parem de ter medo do desconhecido, porque tudo com o que me preocupava não aconteceu.
Outras coisas aconteceram, mas não o que eu temia. Não podemos fazer nada sobre o desconhecido, e eu não lembro de nenhum dos momentos da minha vida em que eu estava preocupada. Foi muito tempo que não tive de volta.
A segunda coisa é: "aumente o nível". Lá fora é barulhento e, por alguma razão, as pessoas querem te ver falhar. Mas isso não é problema seu - é problema deles. Eu só consigo lembrar de momentos que tentei além do que eu conseguia fazer e não lembro das falhas, porque eu não falhei. Nada é um erro, é apenas algo que não deveria ter acontecido daquela maneira porque algo melhor está para acontecer.
A terceira coisa que nós trabalhamos em casa de manhã é ligar a música bem alto antes de sair. E a regra é: dançar um pouco antes de pôr os pés na rua, porque isso muda sua forma de andar.
Coma algo verde todos os dias, em toda refeição. É comida de adulto também e faz bem para a digestão. Não coloque o dedo no nariz em público. E que tal não fazer isso em casa também? Que tal pegar um lenço? Isso pode demorar um pouco mais, mas o trabalho será feito e não haverá humilhação pública. Então, faça um pouquinho de esforço.
Quando alguém que te importa te abraçar, retribua com os dois braços. Não abrace com apenas um. Porque, quando se abraça com os dois braços, você se permite inclinar sobre a pessoa e nós sempre precisamos de alguém para nos apoiar.
E se ninguém quiser brincar com você, está tudo bem. Nem todo mundo vai nos amar. Vá atrás de quem realmente queira interagir com você e aprecie o que você tem a oferecer.
E por último, mas não menos importante, vá em busca de sua alegria."