Para comemorar seus 25 anos, completos em 2013, a Cia. dos Atores (RJ) criou três espetáculos. Dois deles - Conselho de Classe e Como Estou Hoje - são destaques do 9º Festival Palco Giratório Sesc/POA, com sessões nesta quarta-feira (21/5) e na sexta-feira (23/5), respectivamente. A outra produção, LaborAtorial, com o ator Marcelo Valle, não veio devido a um conflito de agenda.
Ambientada em uma escola da rede pública no Rio de Janeiro, Conselho de Classe aborda a situação do ensino no país. Temperado com humor, o texto escrito pelo dramaturgo Jô Bilac mostra embates de poder na instituição após a chegada de um novo diretor. O espetáculo levou o Prêmio Shell do Rio de Janeiro pelo cenário de Aurora dos Campos. A direção de cena é de Bel Garcia e Susana Ribeiro. Como Estou Hoje é um projeto do ator Marcelo Olinto, com texto e direção de João Saldanha, que reflete sobre como os hábitos de vestimenta interferem nos modos de ser.
- Faz parte da nossa história a questão da colaboração - afirma o ator Cesar Augusto, que estará em cena em Conselho de Classe. - Apesar dos dois espetáculos solo (Como Estou Hoje e LaborAtorial) terem aparentemente a identidade de um projeto individual, são totalmente pensados de forma colaborativa. Em Como Estou Hoje, Marcelo Olinto chamou o João Saldanha para atuar como dramaturgo e diretor. Em LaborAtorial, eu dirigi com Simon Will (do coletivo anglo-britânico Gob Squad) e convidamos o Diogo Liberano para escrever.
Os espetáculos celebram um novo momento da Cia. dos Atores. Em 2012, o grupo passou por uma crise com a saída de Enrique Diaz (que apresentou o solo Cine Monstro, neste fim de semana, também na programação do festival) e Drica Moraes.
- Muita gente viu, precocemente, a saída do Enrique e da Drica como o fim da companhia. Nos últimos anos, houve muito falatório, muita especulação. O que acabamos mostrando como resposta foi não apenas um espetáculo, mas três - afirma Augusto.
O grupo ampliou ainda mais o leque de colaboradores, convidando outros dois coletivos (Os Dezequilibrados e Pangeia) para administrar conjuntamente o espaço na Lapa conhecido como Sede das Cias. Duas produtoras trabalham com a venda dos espetáculos da Cia. dos Atores e outras duas pensam na sua expansão, incluindo captação de recursos. A estratégia é pulverizar para não ficar dependente de um único patrocinador que acabe virando uma espécie de mecenas. Augusto observa:
- Você nunca assistirá a um espetáculo da companhia em que sabe o que vai encontrar. Isso tem a ver com as colaborações. Estamos sempre questionando qual é a melhor forma de realizar um trabalho.
Cia. dos Atores no 9º Festival Palco Giratório
> Conselho de Classe
Duração: 70 minutos.
Quarta-feira (21/5), às 19h e às 21h.
Teatro Sesc Centro (Alberto Bins, 665), fone (51) 3284-2070.
> Como Estou Hoje
Duração: 50 minutos.
Sexta-feira (23/5), às 21h.
Teatro do Museu do Trabalho (Andradas, 230), fone (51) 3227-5196.
Ingressos para Conselho de Classe estão esgotados. Os ingressos para Como Estou Hoje custam de R$ 5 a R$ 20 e podem ser comprados no Sesc Centro (Alberto Bins, 665) quarta e quinta, das 8h às 19h45min, e na sexta, das 8h às 15h. Havendo ingressos ainda, a venda continuará na bilheteria do Teatro do Museu do Trabalho, na sexta, uma hora antes da sessão.
Processos colaborativos
Cia. dos Atores comemora 25 anos com duas peças em Porto Alegre
"Conselho de Classe" e "Como Estou Hoje" integram a programação do 9º Festival Palco Giratório
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: