Um Corpo que Cai (1958), clássico de Alfred Hitchcock, foi um dos filmes mais reverenciados ao longo das décadas que sucederam o seu lançamento. Seja pela trama de fundo psicanalítica, pela incorporação das paisagens de San Francisco e arredores, pelo efeito criado pelo seu diretor para simbolizar a ideia de vertigem que acomete o seu protagonista... ZH listou 10 entre os títulos que fazem algum tipo de citação ao longa que está ganhando relançamento nos cinemas.
Leia aqui sobre o filme e confira o Top 10 abaixo:
> La Jetée (1962)
Obra-prima da ficção científica dirigida por Chris Marker, é um filme-homenagem a Um Corpo que Cai em diversos seus aspectos, do tema de fundo psicanalítico ao penteado da personagem principal.
> As Corças (1968)
A transformação feminina, nesta clássica história de um triângulo amoroso assinada pelo diretor francês Claude Chabrol, é inspirada em Hitchcock.
> Trágica Obsessão (1976)
O diretor Brian De Palma já havia homenageado Hitchcock antes, em O Fantasma do Paraíso (1974) - e depois, em vários outros projetos. Aqui, o filme inteiro paga tributo a Um Corpo que Cai.
> Alta Ansiedade (1977)
O longa de Mel Brooks faz paródia com os filmes de Hitchcock. Um Corpo que Cai é citado desde seu cartaz.
> Um Século em 43 Minutos (1979)
São Mary Steenburgen e Malcolm McDowell na floresta de sequoias, neste longa do diretor Nicholas Meyer. Mas parecem James Stewart e Kim Novak.
> A Hora dos Mortos Vivos (1985)
Este terror, clássico oitentista assinado por Stuart Gordon a partir da obra de HP Lovecraft, é um entre tantos filmes com os créditos de abertura inspirados em Um Corpo que Cai.
> Morte no Inverno (1987)
Neste longa de Arthur Penn, uma mulher se faz passar por outra - este tipo de "plot" para sempre lembrará Um Corpo que Cai.
> Estranhos Prazeres (1995)
Veja a sequência de abertura deste filme de Kathryn Bigelow (a diretora de Guerra ao Terror) e a compare com o clássico de Hitchcock.
> Máquina Mortífera 4 (1998)
Como mostrar a vertigem no cinema de outro jeito que não emulando Um Corpo que Cai? Neste longa, quando o personagem de Mel Gibson precisa pular do telhado de um prédio a outro, o que se vê é puro Hitchcock.
> Caos (2000)
A dupla identidade feminina é verdade ou o pesadelo de um homem atormentado? É a sinopse deste filme dirigido pelo japonês recentemente cooptado por Hollywood Hideo Nakata.