O Memorial Erico Verissimo está em atividade desde o dia 24 de setembro, em dois dos seis andares do prédio conhecido como Força e Luz, no Centro Histórico de Porto Alegre, para apresentar a vida e a obra de um dos mais importantes escritores brasileiros. O espaço reúne os acervos de Mario Almeida Lima e de Flávio Loureiro Chaves, dois amigos próximos de Erico. Juntos, são cerca de 3 mil itens entre originais, manuscritos, mapas, desenhos, anotações, correspondências, fotos, filmes e vídeos, além da fortuna crítica. Um mundo. Pronto para ser descoberto pelos novos leitores do autor de O Tempo e o Vento, entre tantas outras obras, e à disposição dos que já se deliciaram com os livros do nosso contador de histórias.
- O Grupo CEEE está devolvendo à sociedade uma promessa feita há 10 anos, quando o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo foi criado - afirma a diretora do CCCEV, Regina Ungaretti. - Este espaço é dedicado à memória de Erico. E tem a expectativa de que seja referência para a pesquisa de sua obra.
Quando o CCCEV foi criado, em 2002, existia a intenção de que o prédio recebesse o acervo sob a responsabilidade da família Verissimo, o que não aconteceu. Esta documentação foi enviada, em 2009, para o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, em contrato de comodato por um prazo de 10 anos. Agora, com as condições de guarda e conservação criadas pelo Memorial, existe a possibilidade de que, ao término desse prazo, toda a herança literária de Erico tenha um só endereço.
>> ESPECIAL: os 50 anos de O Tempo e o Vento
>> Memorial Erico Verissimo: um acervo grandioso
>> As joias e surpresas da coleção
Flávio Loureiro Chaves, doutor em Letras e responsável por uma das coleções que formam o acervo, destaca aspectos importantes na existência do Memorial:
- É o documentário de um grande escritor. É importante que este acervo permaneça no Rio Grande do Sul, com possibilidades de fazer da terra de Erico Verissimo um ponto de excelência no estudo de sua obra. É fundamental porque está sendo colocado à disposição do público, não só do público acadêmico, mas do público leitor.
Márcia Ivana de Lima e Silva, doutora em Teoria Literária e coordenadora de conteúdo do Memorial, observa que a multiplicidade dos dois acervos dá a dimensão da pluralidade do próprio Erico. E destaca que todo o material, à disposição também em acervo digitalizado, permite perceber o processo criativo do escritor.
- As rasuras, os recuos, os descartes, as anotações são importantes porque retiram o texto literário desta ideia de inspiração absoluta, como se brotasse do novo, e o colocam no processo de produção, fruto de muito trabalho, de muita experimentação - explica Márcia Ivana.
O Memorial Erico Verissimo, que agora guarda e disponibiliza valiosos documentos, foi planejado e construído graças à iniciativa e ao envolvimento do CCCEV, dos apoios do Grupo CEEE e Gerdau e com financiamento do Pró-Cultura RS.
- O investimento em cultura é um campo fértil para o crescimento e a consolidação de marcas. Para nós, é uma honra ter desenvolvido o Memorial Erico Verissimo, transformando o Centro Cultural da CEEE em um equipamento cultural singular - afirma Álvaro Franco, diretor da Backstage, responsável pelo planejamento e produção cultural do espaço.
De acordo com Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, o espaço faz justiça ao autor de O Tempo e o Vento:
- Estávamos em dívida com o escritor. O Memorial Erico Verissimo será uma referência para o Brasil e para o registro permanente de uma das mais importantes obras da literatura - completa.
"Trata-se de um conjunto importante da obra de Erico Verissimo, e que até hoje esteve guardado por mãos generosas e sábias. O fato de passar aos cuidados de um centro cultural pertencente ao Estado significa o respeito que o Rio Grande tem em relação às obras de seus autores e, ao mesmo tempo, a intenção de partilhar esse tesouro com todos os cidadãos que queiram se aproximar mais intimamente da obra do escritor responsável pela demarcação de nossa identidade gaúcha."
Luiz Antonio de Assis Brasil,
secretário estadual da Cultura
PARA VISITAR:
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV)
Rua dos Andradas, 1.223 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Horários de visitação:
> De terças a sextas, das 10h às 19h
> Aos sábados, das 11h às 18h
Para marcação de visitas guiadas ou em grupos, preencher formulário no site ou entrar em contato por email.
Site: www.cccev.com.br
Email: cccev@cccev.com.br
Fones: (51) 3228 9710 e 3226 7974
A visitação é gratuita.
Realização: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Patrocínio: Grupo CEEE, Gerdau e Pró-Cultura RS
Planejamento e Produção Cultural: Backstage
Curadoria: Waldemar Torres
Coordenação de conteúdo: Márcia Ivana de Lima e Silva
Arquitetura - Cenografia - Concepção e Coordenação Técnica: Criaforma
Expografia: Vinício Giacomelli