Paulo César de Araújo, o autor de Roberto Carlos em Detalhes (Planeta), cuja edição e venda foi proibida na Justiça em 2007, precisou ir ao resgate da sua reputação nesta quarta-feira.
- Eu acordei de manhã e veio essa bomba no jornal - conta Paulo César de Araújo - aí eu tive que descer as caixas, as pastas, os arquivos.
>> Chico Buarque se posiciona contra publicação de biografias sem autorização
>> Artistas lideram movimento que restringe publicação de biografias
>> Restrição na publicação de biografias levanta conflito entre dois direitos
A "bomba" ao qual ele se refere é a coluna publicada nesta quarta-feira por Chico Buarque, no jornal O Globo. No texto, Buarque se posiciona a contra as biografias não autorizadas e afirma ter sido citado na biografia de Roberto Carlos sem ter sido entrevistado por Paulo César.
"Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que não. Também me disseram que sua biografia é a sincera homenagem de um fã. Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou", escreveu Buarque.
Em resposta, Araújo publicou um artigo no site do jornal O Globo e divulgou o vídeo da entrevista que teria sido realizada na tarde de 30 de março de 1992, na casa do cantor, na Gávea.
- Ele certamente esqueceu. As pessoas costumam fazer entrevista para publicar logo depois. Essa foi uma pesquisa que durou 15 anos - afirmou o escritor, que começou o projeto em 1990 e falou com mais de 175 pessoas.
- Primeiro o Roberto Carlos, agora o Chico Buarque... A MPB não é fácil não, querem acabar comigo - reclamou o autor.
Araújo também afirmou não entender o posicionamento de Chico Buarque contra as biografias não autorizadas.
- Estamos perplexos até agora, como é possível?! O Chico é um escritor, ele sabe o valor da leitura e da literatura, ele trabalha com isso, o Gil também. O Roberto não tem essa intimidade com o livro, ele vive no mundo dos negócios. Aí você até entende ele cobrar o lado comercial.
Procurada por Zero Hora, a assessoria do cantor Chico Buarque disse que o cantor ainda está decidindo se vai responder ou não às provas apresentadas por Araújo, mas só deve se manifestar nesta quinta-feira.