Crônicas publicadas em jornal por uma das mais importantes escritoras brasileiras, Clarice Lispector (1920 - 1977), ganharam uma versão para teatro em uma montagem francesa que será apresentada nesta quarta-feira no Porto Alegre Em Cena. A peça A Mulher que Matou os Peixes faz parte da seleção de seis produções internacionais que serão apresentadas na Capital durante o evento.
A história da mulher que esqueceu de alimentar os peixes do filho, relatada originalmente em uma obra infantil por Clarice, serve apenas para dar título, introduzir e fechar o espetáculo. O recheio da peça vem das crônicas que a autora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira escreveu para o Jornal do Brasil entre 1967 e 1973 e reunidas no livro A Descoberta do Mundo. Nesses textos, versa sobre temas tão díspares como protestos contra a ditadura militar no Rio de Janeiro e detalhes de sua vida familiar.
O que atraiu a atenção do diretor da peça, o escritor e dramaturgo francês Bruno Bayen, foi justamente o jeito como Clarice via o mundo:
- Ela tem uma maneira de olhar que tem pontos em comum com a minha. Ela olha o universo, as formigas e as estrelas ao mesmo tempo - argumenta Bayen, que fala português pelo fato de ter filhos franco-brasileiros.
Foi por meio de uma filha, aliás, que tomou conhecimento de Clarice Lispector e entrou em contato com sua obra. A peça já foi exibida em Paris, onde, segundo Bayen, serviu para apresentar o universo ainda pouco conhecido da brasileira em terras francesas. O diretor afirma, porém, que a personagem interpretada pela atriz Emmanuelle Lafon não deve ser tomada como a própria Clarice, mas alguém que dá voz à obra da autora brasileira.
- Não é um retrato - ressalva.
Na Capital, o espetáculo será apresentado em francês, com legendas em português, às 18h e às 20h no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665). Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (promocional).