No final de tarde da sexta-feira 13, o grupo de teatro Falos & Stercus, dirigido por Marcelo Restori, tentou o impossível: convidar a população de Porto Alegre a deixar de lado o moralismo.
Transformou a esquina da Avenida Ipiranga com a Borges de Medeiros, uma das mais sem graça da Capital, em uma ode ao prazer. A intervenção era intitulada Ilha dos Amores - Um Diálogo Sensual com a Cidade e fazia parte do 20º Porto Alegre Em Cena.
Sabia-se que haveria nudez. Houve quem previsse caos no trânsito. Houve quem esperasse revolta das pessoas. E houve quem falasse em participação especial da polícia. Nada disso aconteceu. O público de homens e mulheres de diferentes idades que se reuniu no local assistiu a tudo com curiosidade e sorrisinho no canto da boca. O Falos & Stercus sabe mostrar aquilo que todos querem ver mas têm vergonha de dizer.
Por mais que tivesse data e hora marcada, a performance surpreendeu. Surfistas domaram o Arroio Dilúvio com pranchas de wakeboard ao som dos urros dos espectadores, desacostumados com a ideia de assistir a qualquer coisa agradável naquele depósito de água - é preciso reconhecer - malcheirosa.
Nos taludes, homens e mulheres se beijavam usando apenas botas. Nada de grotesco, nada de feio. Apenas um beijo nu, apaixonado e sensual. Sem-vergonhice seria estar descalço e machucar os pés.
Outros se equilibravam no parapeito da ponte da Borges de Medeiros, brincando com bacias e toalhas molhadas que respingavam no público. Era uma referência à pintura As Grandes Banhistas, de Renoir, mas você não precisava saber disso para se divertir.
A cena inesquecível foi durante um sinal fechado da Borges, quando duas performers recolheram, com as mãos em concha, porções de folhinhas que estavam depositadas no vão do para-brisa dianteiro de um carro e sopraram, fazendo-as voar para todos os lados. A motorista do veículo certamente não havia pensado em maneira mais poética de ter seu carro limpo.
A diversão democrática e sapeca proporcionada pelo Falos & Stercus era quase um acinte aos prazeres consumistas do shopping que fica ali em frente. Ninguém sentiu falta do ar-condicionado.
E nós, que estávamos até conformados com a truculência das ruas, pudemos, enfim, ter prazer em paz.
Opinião
Falos & Stercus transformou esquina sem graça em ode ao prazer
Intervenção urbana realizada nesta sexta-feira convidou a população a deixar de lado o moralismo
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project