A Semana Farroupilha não é só época de churrasco. Pelo contrário, pode ser o momento para justamente discutir o consumo de carne. Pois um grupo de gaúchos realiza neste domingo ao meio dia, na praia da usina do Gasômetro, a "Querência Vegana". O encontro terá atividades relacionadas à culinária, que não usa derivados animais, como leite e ovo, e substitui com uso principalmente se soja, e vegetais.
A oficina também vai contar com yoga e horta em garrafas PET. A organizadora do evento é a culinarista Jô Rochenback. Ela explica que escolher a data, justamente durante a semana farroupilha, é um motivo pra debater o tema do consumo de carne.
- A gente gosta das tradições, a parte cultural do Rio Grande do Sul é muito bonita, mas a gente não concorda com a exploração animal. Questão do excesso do consumo de carne, a tradição do couro. A gente não concorda, mas não quer fazer evento hostil. A gente quer trocar ideias, e qualquer pessoa é bem-vinda - argumenta.
O evento é gratuito e aberto ao público. É recomendável levar toalha ou canga para a aula de yoga e algum prato vegano, doce ou salgado, além de pratos, copos e talheres retornáveis. Mais informações estão na página do evento no Facebook.