Está marcada para as 21h deste sábado a premiação do 41º Festival de Cinema de Gramado. Neste ano, a competição exibiu oito longas brasileiros, seis longas estrangeiros e 16 curtas-metragens nacionais.
O longa pernambucano Tatuagem, dirigido por Hilton Lacerda, é apontado como favorito ao Kikito de melhor filme nacional. Ambientado em Recife, em 1978, conta a história de integrantes de um grupo teatral libertário. Outra produção que chamou atenção na categoria foi Éden (RJ), de Bruno Safadi. O filme é situado em um subúrbio do Rio, onde uma jovem que perde o marido assassinado é levada pelo irmão à Igreja Evangélica do Éden. Lá ela conhece um pastor e passa a fazer parte de seu rebanho. A película é destacada pelas atuações marcantes dos atores João Miguel e Leandra Leal.
Entre os longas estrangeiros mais cotados está A Oeste do Fim do Mundo (Argentina/Brasil), dirigido pelo gaúcho Paulo Nascimento. A trama se passa na Cordilheira dos Andes, em um posto de gasolina de uma estrada deserta. O cenário é o ponto de encontro de três personagens que guardam segredos e anseios em comum. Outra produção que arrancou aplausos do público e da crítica foi Repare Bem, da portuguesa Maria de Medeiros. O documentário aborda o impacto da ditadura militar brasileira sobre a vida de três gerações de mulheres da mesma família. Os depoimentos de uma ex-presa política; de sua filha e de sua mãe são o fio condutor da narrativa. A última, já falecida, tem a história reconstituída por meio de fotos e relatos orais.
A curadoria do Festival de Cinema de Gramado em 2013 é de José Wilker, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho.