Chegou na tarde desta terça-feira o primeiro voo trazendo convidados para a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo - coincidentemente, no primeiro avião comercial que consegue pousar na cidade desde a semana passada, devido às condições climáticas. Desde domingo os primeiros convidados já presentes em Passo Fundo vinham chegando à cidade de carro, trazidos de Porto Alegre, onde seus voos conseguiram pousar.
Eram, contudo, casos esparsos. Nesta terça-feira, desembarcou a primeira leva de participantes de destaque, que incluem o escritor e músico Cadão Volpato; o telenovelista Walcyr Carrasco; o escritor Marcelino Freire, mediador das atrações da Jornight, e José Castilhos Marques Neto, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, representante oficial do Ministério da Cultura Até o final da manhã desta terça, ainda havia dúvida sobre se o voo da Avianca conseguiria pousar no aeroporto Lauro Kourtz - que não vinha autorizando pousos e decolagens devido à falta de teto provocada pelos dias de intensa chuva que castigaram a cidade na última semana. Com a melhora do tempo, chegaram os participantes, todos de algum modo interessados na previsão do tempo para os próximos dias - mais frio.
- Vou ter de comprar um casaco aqui na cidade - comentou Marcelino, veterano de outras jornadas.
- Deve estar frio mesmo, se os locais estão encasacados, comentou a professora carioca Beatriz Resende (UFRJ), ao lançar um olhar pelo saguão do aeroporto.
Beatriz veio com a também professora Regina Zilberman (UFRGS) - ambas são integrantes do júri do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, e traziam o conhecimento de quem será o romance vencedor do prêmio, um dos que mais pagam a um escritor no Brasil - R$ 150 mil. O laureado será anunciado oficialmente esta tarde, na cerimônia de abertura da Jornada, que está marcada para 19h30min.
Literatura
Jornada de Passo Fundo começa a receber suas estrelas
Surpreendidos pelo frio, convidados chegaram nesta terça-feira à cidade
GZH faz parte do The Trust Project