Era por meio do canto dos pássaros que o autista Tom, personagem principal do livro homônimo escrito e ilustrado por André Neves, alçava voo à liberdade. Já para o criador da obra, a liberdade só foi conquistada quando ele derrubou as barreiras das páginas e criou uma exposição a partir do texto, em que palavra, desenho e escultura dialogam na criação de um clima de fantasia. E todos com um fio condutor: a figura do pássaro.
Neves conta que a ideia do livro surgiu quando ele observada o filho de um amigo, que é autista, brincar. Depois de publicar o texto e os desenhos, no segundo semestre de 2012, pela editora Projeto, o pernambucano ainda não se sentiu completamente saciado:
- O livro impresso limita o ilustrador, pois oferece apenas um espaço. Era preciso encontrar outra forma de trabalhar com a obra.
Logo após finalizar o livro, ele começou o trabalho com a exposição, inspirada no desenho que fez para a capa da obra.
- Foi a partir de uma imagem que eu criei as outras obras - explica o artista.
E todas elas possuem ao menos um pássaro. Em algumas, são dezenas. Em outras, animal e menino são o mesmo ser.
O trabalho de Neves está exposto no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e integra a programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura. No total, o evento reúne 21 exposições, espalhadas pela instituição de ensino e pelo centro de Passo Fundo. A lista de exposições, os locais e horários de visitação estão no site www.jornadasliterarias.upf.br.
Além das páginas
Inspirada em livro, exposição "Tom" espalha clima de fantasia pela Jornada
Assinado pelo escritor e ilustrador André Neves, trabalho une desenhos, esculturas e texto
Fernanda da Costa
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project