Neste sábado, Curtas Gaúchos estreia a série Mestres do Ringue, às 12h30min, na RBS TV. Os quatro programas traçam um panorama da luta livre não só no Rio Grande do Sul, mas em outros estados brasileiros. O primeiro programa mostra a luta desde quando era simplesmente diversão, onde os lutadores eram divididos em heróis e vilões - e o bem quase sempre vencia o mal - até a atualidade, quando, além de esporte, as lutas são um negócio lucrativo em todo o mundo.
As noites de domingo no Rio Grande do Sul, de 1964 a 1969, eram cheias de golpes, voadoras e ídolos com nomes estranhos como Scaramouche, Stiner, Múmia, Verdugo, Fantomas, Tigre Paraguaio e Ted Boy Marino. Diretamente do Ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre, a TV Gaúcha transmitia Ringue Doze, um programa campeão de audiência que emocionava públicos de todas as idades, com performances ensaiadas por lutadores brasileiros e estrangeiros.
Pessoas diretamente envolvidas com os programas na época, como o produtor de lutas Teti Alfonso, o apresentador Éldio Macedo, Sérgio Reis, João Carlos Belmonte, Angelo Garbarski, contam os detalhes dos bastidores do telecatch e como as lutas eram encenadas.