Salvatore Loi é considerado um dos mais importantes chefs italianos no Brasil. Durante 13 anos comandou a cozinha do Fasano, em São Paulo. Agora, ao assumir o Girarrostro, também na capital paulista, já comemora o fato de o restaurante ser considerado o italiano revelação da América do Sul pela revista inglesa Restaurant, aquela que coloca o D.O.M., de Alex Atala, como o 4º do mundo.
O sucesso da cozinha de Salvatore Loi se deve em muito à delicadeza e ao respeito aos sabores dos ingredientes. É um misto de tradição e modernidade. Em suas mãos, uma especialidade rústica como a polenta ganha versão requintada com acompanhamento de vieiras e pinolis. Nascido na Sardenha, traz na bagagem a paixão pela mesa italiana, que mescla com toques e ingredientes brasileiros, o que torna uma missão quase impossível a escolha no cardápio entre risotos e massas, carnes e peixes. Sem falar nas sobremesas, como o canolli musse de chocolate negro e branco com laranjinha confitada.
Para o Circuito Gastrô, o chef traz uma pequena amostra de sua cozinha. No cardápio, bauletti recheados de ricota, raspas de laranja, molho com manteiga, especiarias e pistache dourado, paleta de cordeiro com fregula e legumes no próprio molho e tiramisú cremoso. Uma oportunidade imperdível de experimentar as delícias preparadas pelo mestre da cozinha italiana.
Cardápio de Salvatore Loi
Entrada
Bauletti recheados de ricota, raspas de laranja, molho com manteiga, especiarias e pistache dourado
Prato principal
Paleta de cordeiro com fregula e legumes no próprio molho
Sobremesa
Tiramisú cremoso