Ido Tadmor é mais do que um dos grandes bailarinos contemporâneos de Israel.
Ele também é uma estrela da televisão como jurado do programa Born to Dance (uma espécie de versão mediterrânea da Dança dos Famosos), ator de séries e de filmes, além de ter criado, como designer de moda, uma coleção masculina para a grife Chaos.
Mas o Ido Tadmor que estará nesta quinta (13/9) e sexta (14/9), às 19h, no Instituto Goethe de Porto Alegre (ingressos esgotados), é o da vocação que o tornou mundialmente conhecido, a dança contemporânea. O título do espetáculo - The Empty Room, Moonlight Sonata, And Mr e Netta - cita as quatro coreografias que fazem parte do repertório. Vivendo paradoxos, o bailarino e coreógrafo é o criador de trabalhos que já trataram de temas ainda tabus entre conservadores religiosos, como o amor homossexual, e, ao mesmo tempo, o "embaixador da dança" israelense, representando o país em eventos internacionais.
As criações que Tadmor apresentará em sua primeira visita à Capital foram cuidadosamente pinçadas, como ele explica, por e-mail:
- Escolhi estas peças porque queria me apresentar em diferentes cores e qualidades de dança. O movimento, a técnica e a energia vão de peças mais virtuosísticas do ponto de vista físico às mais cômicas e teatrais. Desta forma, o público terá o máximo de mim.
The Empty Room é um olhar bem-humorado para a vida de um longevo casal, Moonlight Sonata trata da fragilidade do ser humano ao som da música de Beethoven, And Mr mostra um homem solitário que lida com o amor e com a tristeza, e Netta é uma peça abstrata que leva no título o nome de sua mãe, a quem é dedicada. As coreografias são de Tadmor, exceto And Mr, criada por Rachel Erdos com base no livro O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde, de Stevenson. Sobre o papel da música, Tadmor observa:
- Às vezes, convido um compositor para trabalhar comigo. Em outras ocasiões, ouço uma música que me faz sentir algo especial. Há tempos queria trabalhar com a Sonata ao Luar (de Beethoven) porque levou minha alma a um sentimento de elevação espiritual e de energia. Ainda hoje, sempre que danço ao som dela, abre meu coração e minhas emoções.
O artista integrou, por cinco anos, a prestigiada Batsheva Dance Company, fundada em 1964 pela baronesa Batsheva de Rothschild sob inspiração da revolucionária coreógrafa americana Martha Graham (1894 - 1991). Batsheva criou, poucos anos depois, a Bat Dor Dance Company, onde Tadmor iniciou sua carreira, na década de 1980. Atuou como bailarino principal na Lar Lubovitch Dance Company, com a qual se apresentou sob a direção de Mikhail Baryshnikov. Em 1995, criou a Ido Tadmor Dance Company. Desde então, conjuga as funções de bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico.
Foi o ano de 2005 que marcou uma ampliação de horizontes. Depois de criar Bed, Sheet and Pillow, um de seus trabalhos mais elogiados, protagonizou o filme israelense Tied Hands (2006), de Dan Wolman, e foi convidado para integrar o júri do programa de TV Born to Dance. O título - "nascido para dançar" - é também a melhor definição de Tadmor.
Nascido para dançar
Bailarino israelense Ido Tadmor se apresenta em Porto Alegre
Espetáculo "The Empty Room, Moonlight Sonata, And Mr e Netta" estará em cartaz quinta e sexta
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project