Ao caminhar pelas ruas de Porto Alegre nesta segunda-feira, é possível deparar com fragmentos de poesia nas calçadas e muros de pontos emblemáticos e movimentados como a escadaria da Borges, o Mercado Público e o Cine Capitólio.
São trechos de compositores e poetas famosos e populares - Caetano Veloso, Drummond, Cartola e Los Hermanos, entre outros -, gravados nesses lugares no domingo para surpreender o olhar de quem passa apressado na segunda.
"O ambiente urbano é voraz e queremos que a intervenção, mesmo que efêmera, seja um respiro no meio do caos, uma reflexão", afirmam os integrantes do Rastro Urbano de Amor (RUA), grupo responsável pelas intervenções. Eles registram as frases em lugares famosos, com lascas de cal. A chuva se encarrega de lavá-las.
Foram 11 locais que ganharam os poemas, entre eles escadaria da Borges, Mercado Público, Cine Capitólio, Cine Coral, Ocidente, Lancheria do Parque e os cruzamentos das ruas 24 de Outubro com Hilário Ribeiro e Farrapos com Garibaldi.
O RUA foi responsável por outras intervenções, como Aqui Bate um Coração, que em maio colocou corações em diversos monumentos da Capital. Em suas intervenções, o grupo explora o potencial da rua como espaço de expressão.