A expectativa pela volta do diretor Ridley Scott à ficção científica e o reencontro com sua obra-prima Alien - O Oitavo Passageiro (1979) tem peso considerável na recepção ao filme que entra em cartaz hoje. Seja esse reencontro excitante ou frustrante, é recomendável ver ou rever Alien antes de embarcar na nova expedição.
Scott diz que realizou Prometheus movido pelo desafio de apresentar algo original no gênero em que ele próprio cravou dois marcos referenciais (o outro é Blade Runner - O Caçador de Androides). Seu ponto de partida para o novo projeto, destaca, era revelar quem era uma figura brevemente mostrada em Alien: o extraterrestre fossilizado (conhecido pelos fãs como Space Jockey) morto pela força misteriosa que posteriormente massacra a tripulação da nave Nostromo.
Segundo Scott, como Alien teve três sequências (assinadas por outros diretores), lhe pareceu mais interessante apresentar o prelúdio da saga. Junto com possíveis respostas, Prometheus lança ainda mais perguntas, que prospectam sobre a origem do homem à luz do debate entre ciência e fé. Confira alguns pontos de ligação entre os dois filmes:
Linha do tempo: Prometheus tem um prólogo que sugere como se deu a criação do homem por um ser posteriormente referido como "Engenheiro". Uma descoberta arqueológica em 2089 é o ponto de partida para a missão espacial que tem início em 2093: a espaçonave Prometheus ruma em missão científica aos confins do espaço. Alien - O Oitavo Passageiro se passa em 2122, apresentando a nave Nostromo em viagem de retorno à Terra com um carga de minério.
Missão: A viagem da nave Prometheus tem por objetivo chegar ao local de onde teriam vindo os "Engenheiros", a quem é atribuída a criação do homem. Neste planeta, a equipe depara com revelações espetaculares mas também com uma ameaça capaz de aniquilar a raça humana. Em Alien, a tripulação da Nostromo é ordenada a desviar sua rota para atender um pedido de ajuda vinda de planeta próximo. Lá chegando, encontram uma criatura mortal.
Tripulação: Os principais membros da tripulação de 17 pessoas de Prometheus são os arqueólogos Charlie (Logan Marshall-Green) e Elizabeth (Noomi Rapace), Meredith (Charlize Theron), chefe da missão, e Dave (Michael Fassbender), androide movido por inquietações existenciais. A tripulação da Nostromo é mais enxuta, o que conta a favor da melhor dramaturgia: destacam-se a tenente Ripley (Sigourney Weaver), o oficial Kane (John Hurt) e o robô Ash (Ian Holm).
Heroínas: Ridley Scott gosta de mulheres boas de briga. Elizabeth assume a linha de frente do combate ao inimigo infiltrado em Prometheus e protagoniza a sequência mais comentada do filme (não vamos estragar a surpresa). Ela segue os passos, ou, cronologicamente, é a precursora, de Ripley, personagem feminina pioneira nos filmes de ação - seu duelo, de calcinha e sutiã, com a criatura no filme de 1979 é uma sequência clássica do cinema.
Aquecimento: Prometheus não dá muitas pistas sobre o personagem de Peter Weyland (Guy Pierce, sob pesada maquiagem), o trilionário patrocinador da missão da nave Prometheus - e de Alien. Ele foi apresentado nos virais de internet que anunciaram o filme. Neles é possível ver Weyland em 2023, em um evento no qual discursa sobre os humanos serem os novos deuses diante dos avanços da engenharia genética que permite criar clones a sua imagem e semelhança.
Sequências: Scott deu pistas de que Prometheus pode ter continuidade, projeto que depende muito do resultado comercial do filme. Seria uma forma de avançar em pontos que ficam pendentes e aproximar a nova saga ainda mais do Alien original. O sucesso de 1979 teve três sequências: Aliens, o Resgate (1986), de James Cameron, Alien 3 (1992), de David Fincher, e Alien - A Ressurreição (1997), de Jean-Pierre Jeunet. Os fãs não contam os dois filmes da picaretagem Alien vs Predador.
PROMETHEUS
De Ridley Scott. Com Michael Fassbender, Noomi Rapace e Logan Marshall-Green.
Ficção científica, EUA, 2011. Duração: 124 minutos. Classificação: 16 anos.
Estreia nesta sexta-feira no circuito.
Cotação: 2 de 5