A estrada é íngreme e a trilha exige um pouco de esforço para equilibrar-se sobre as rochas. Mas nada disso é obstáculo quando se avista a recompensa. O Mirante Eco 360º permite ver as belezas naturais de Bombinhas, em Santa Catarina, por um ângulo bem diferente daquele à beira-mar.
Do alto de 230 metros do Parque Municipal Morro do Macaco - é o pico mais alto da cidade -, basta virar o corpo de uma lado para o outro para se deslumbrar com a vista panorâmica. Leve o babador. O espetáculo inclui as praias como Canto Grande, Tainha, Mariscal, Quatro Ilhas, Bombas, Zimbros e as ilhas da Galé, Deserta e Macuco (ou Amendoim).
Lá de cima, ainda é possível ver Tijucas, Governador Celso Ramos e até a Reserva do Arvoredo, que fica a 11 quilômetros de Florianópolis. O mirante, que está dentro de uma área particular, tem um ponto natural de observação, não contendo construções ou decks. Grupos com mais de 10 pessoas recebem a ajuda de um guia.
- Na alta temporada, cerca de 400 pessoas chegam a passar por aqui por dia - diz o diretor de comunicação do mirante, Gilberto da Cunha.
O acesso é feito de carro pelas praias do Canto Grande e Conceição, mesmo caminho que leva à praia da Tainha. A estrada é precária, por isso, é preciso ter uma atenção especial quando chove. Nesses dias, o mirante não abre. Chegando à sede, há um museu composto por mostras de espécies da região e objetos para a pesca da tainha. É preciso deixar o carro na estrada.
Para chegar até o mirante, o visitante deve fazer uma trilha de 200 metros - 10 minutos de caminhada - a pé em meio à mata nativa. Não é aconselhável levar objetos nas mãos, já que você precisará delas para conseguir escalar, com a ajuda de uma corda, um pequeno trecho rochoso.
- No verão, também é comum os turistas virem para ver golfinhos. No inverno, é possível avistar baleias na navegação - ressalta Gilberto.
O lugar também é uma ótima opção para quem curte esportes radicais. Há espaço para a prática de arvorismo, tirolesa, rapel e escalada em rocha.
SERVIÇO
Mirante Eco 360°
Onde: Estrada geral da Praia da Tainha
Quando: diariamente, das 9h às 19h (não abre em dia de chuva e de vento forte)
Quanto: R$ 4
Informações: (47) 3393-4829