O interior do Estado preserva belezas naturais que são melhor contempladas fora dos carros, em caminhadas pelas estradas de chão. Por isso, e aproveitando o clima agradável do verão, muitas cidades agregam às suas atrações turísticas caminhadas guiadas, em grupos, por destinos pouco conhecidos.
Até o final de março, aventureiros que se dispõem a caminhar mais de 10 quilômetros por dia têm como opção passeios em pelo menos quatro cidades da Serra e do Vale do Sinos. A exemplo de como foi a 3ª edição do Desbravando Nova Petrópolis, no interior da cidade, dias 10 e 11 de fevereiro, os caminhantes terão outras oportunidades de passar pelas estradas de chão, em meio à mata, vislumbrando cenários naturais.
- É um momento ideal para admirar a natureza, olhar os vales e só ver verde e a natureza preservada - resume o representante comercial de Sapiranga Cerilo Jacó Schnorr, que participou da caminhada em Nova Petrópolis e se aventura, há 12 anos, por outros passeios a pé entre o Vale e a Serra. Para encarar dois dias de caminhada e completar o percurso de 48 quilômetros entre localidades interioranas, Schnorr se prepara com semanas de antecedência.
O hábito de caminhar diariamente no mínimo uma hora é ampliado para completar percursos médios de 30 quilômetros nos finais de semana. Mas não é preciso ter tanta experiência para encarar a aventura. Com equipes de apoio que acompanham os caminhantes, é possível que, quem não tem tanta disposição, peça uma ajuda ou siga em ritmo menos acelerado.
- O mais importante é ter entusiasmo por caminhar, conhecer seus limites e não se conformar com eles, tentar superá-los. A caminhada não é somente uma atividade esportiva, mas uma distração psicológica - garante Sabrina Munõz, uma das organizadoras do Desbravando Nova Petrópolis.
Programe-se para as caminhadas
- Vista roupas leves, tênis confortável e chapéu ou boné com aba que cubra o pescoço
- Abuse do protetor solar e do repelente, no caso de ser alérgico a picadas de insetos
- Faça alongamento antes de partir e nas paradas
- Beba muita água
- Para o lanche durante a caminhada, opte por frutas e barras de cereal
- Monte um kit de primeiros socorros, com esparadrapo, curativos, água oxigenada e o que mais for necessário para fazer curativos e desfazer as bolhas que irão surgir
- Esteja disposto a admirar as paisagens naturais, subir e descer morros, atravessar riachos e fazer novas amizades
Algumas das caminhadas
PICADA CAFÉ
Caminhos e Trilhas
Dia 10 de março, concentração às 13h no Parque Municipal Jorge Kuhn
Distância: 18 quilômetros
Percurso: estradas do interior do município
Inscrição a R$ 5, com distribuição de água e lanche
Informações pelo telefone (54) 3285-1300
DOIS IRMÃOS
Caminha Pelos Caminhos da Colônia
Dias 31 de março e 1º de abril, concentração às 8h na Praça do Imigrante
Distância: 50 quilômetros
Percurso: saída do centro de Dois Irmãos passando por São José do Hortêncio e chegada em Ivoti
Valor de inscrição ainda indefinido
Informações pelo site www.doisirmaos.rs.gov.br