Uma amostra da produção cênica de Minas Gerais estará nos palcos e nas ruas do Rio Grande do Sul até 17 de julho. O Festival do Teatro Brasileiro, que tem como proposta levar a cena de um determinado Estado a outros, apresenta em sua 11ª edição espetáculos de teatro, teatro de bonecos, dança e performance. Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 10 (espetáculos de teatro de rua têm entrada franca).
Um dos destaques, o Grupo Galpão traz sua versão do clássico Tio Vânia, de Tchekhov (1860 - 1904), com sessões nesta quinta e sexta no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. No enredo da peça de 1897, o professor Serebriákov (Arildo de Barros) decide se mudar com a nova esposa, Helena (Fernanda Vianna), para a propriedade rural onde vive o personagem-título (Antonio Edson), situação que incendeia as relações familiares. Helena mexe com a cabeça de Vânia e também do Dr. Ástrov (Eduardo Moreira), amigo da família.
- Uma tônica da nossa montagem é que percebemos, mais do que tudo, que esses personagens querem viver, encontrar uma alegria, um estado de preenchimento total. Mas não conseguem. E isso gera melancolia - analisa a diretora Yara de Novaes.
Criado há 29 anos, em Belo Horizonte, o Galpão se tornou um dos grupos mais importantes do país pela pesquisa de linguagem, baseada no teatro popular e de rua. No ano passado, esteve em Porto Alegre com o espetáculo Till, a Saga de um Herói Torto. Também são destaques do festival a Cia. Luna Lunera e o grupo Giramundo.
Sergio Bacelar, idealizador e coordenador nacional do projeto, ressalta interesses em comum entre a cena mineira e os anfitriões gaúchos:
- O teatro de grupos e a construção coletiva talvez sejam pontos de contato. Se há uma tendência nesta edição é que vemos muita música em cena.
Bacelar adianta que estuda para o ano que vem a composição de uma cena do Sul - do Paraná ou do Rio Grande do Sul - para excursionar pelo festival.
Notícia
Montagem de "Tio Vânia" abre festival com espetáculos mineiros
Mostra com espetáculos de Minas Gerais vai até 17 de julho em Porto Alegre
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: