No enredo de Varekai, próximo espetáculo que o Cirque du Soleil trará ao Brasil, o mito de Ícaro é reapropriado para fazer com que o personagem aterrisse em um local desconhecido, repleto de criaturas fantásticas que - claro - têm habilidades sobrenaturais para acrobacias e outros números baseados na tradição circense.
Centrando foco, mais do que nunca, em performances aéreas, o Cirque dará início à turnê nacional de Varekai em 15 de setembro, em São Paulo. Porto Alegre será a última cidade brasileira onde Ícaro descerá, depois de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Curitiba. A produção estreará na capital gaúcha no ano que vem, no dia 12 de julho, para uma temporada prevista de quatro semanas (a pré-venda de ingressos começará no dia 30 de janeiro).
Na apresentação da turnê brasileira de Varekai, na manhã desta terça-feira (07/06), em São Paulo, o diretor artístico do Cirque du Soleil, Mathieu Gatien, disse que a produção é uma "celebração à vida":
- Sentimos que estamos vindo para casa, pelo espírito festeiro dos brasileiros.
O título da produção, que estreou em 2002 no Canadá (país sede do Cirque) e foi vista por mais de 6 milhões de pessoas, significa "em qualquer lugar" na língua cigana - um paralelo com o nomadismo das trupes circenses. A criação e a direção é de Dominique Champagne, que assina também The Beatles - LOVE e Zumanity, dois espetáculos residentes em Las Vegas.
Do que se depreende da amostra de dois trechos de Varekai apresentadas à imprensa, o Cirque du Soleil tem as ferramentas para surpreender o público novamente. Ícaro voa por meio de uma rede com a qual elabora intrincadas acrobacias. Em outra sequência, um malabarista brinca com diversos objetos, entre eles bolinhas de pingue-pongue, as quais arremessa e pega de volta utilizando apenas a boca. Varekai conta com uma brasileira no elenco, a santista Michele Ramos, que participará de um numero de trapézio triplo com outras três artistas.
Notícia
Cirque du Soleil voltará a Porto Alegre em 2012
Grupo apresentou trechos do espetáculo Varekai para a imprensa em São Paulo
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: