A turnê de retorno da banda Oasis, prevista para 2025, tem sido marcada por fraudes nas vendas dos ingressos. A Lloyds Bank, maior rede de agências bancárias do Reino Unido, alertou nesta terça-feira (5) sobre o aumento de golpes, especialmente pelas redes sociais.
"Houveram centenas de denúncias de fraudes de ingressos desde o anúncio da turnê (feito no final de agosto), e os fãs do Oasis representam cerca de 70% de todas as fraudes de ingressos para shows", declarou o banco em comunicado.
Os golpes, em 90% dos casos, começam com anúncios falsos no Facebook, e resultam em perdas médias de 346 libras (cerca de R$ 2.479). Entretanto, em alguns casos, o valor pode ultrapassar mil libras, aproximadamente R$ 7.166.
Preços dinâmicos
Os problemas na compra de ingresso também aconteceram via canais oficiais de compra. Em 31 de agosto, fãs que tentavam comprar ingressos foram surpreendidos com longas listas de espera e falhas nos sites oficiais de compra, especialmente o Ticketmaster.
Em setembro, a autoridade da concorrência do Reino Unido abriu uma investigação contra a empresa, devido à sua prática de "preços dinâmicos". O mecanismo elevou o valor dos ingressos para além do inicialmente apresentado.
No final de outubro, os organizadores da turnê afirmaram que cancelariam os ingressos comprados em sites não oficiais, o que poderia prejudicar milhares de fãs.