O cantor Liam Payne estava tentando escapar do quarto em que estava hospedado quando caiu do terceiro andar do hotel CasaSur, no bairro Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, e morreu em 16 de outubro. Segundo publicação do jornal britânico Daily Mail, a equipe do hotel estava com receio de que o artista usasse a sacada para evitar ficar preso no local. Ele, inclusive, teria feito a mesma coisa um mês antes em hotel na Flórida.
Em imagens das câmeras de segurança do hotel, obtidas pelo jornal britânico e pelo portal TMZ, o ex-One Direction estaria "convulsionando" no saguão uma hora antes de sua morte, devido ao uso de drogas. No entanto, os funcionários do hotel decidiram levar Payne desacordado de volta para o quarto. Não há explicações do porquê o artista não ficou no saguão à espera de ajuda médica.
Os prints teriam mostrado ainda que, quando os funcionários chegaram ao quarto, o cantor reagiu e não queria entrar. Ainda conforme o Daily Mail, momentos depois, um funcionário ligou para emergência e disse que temia que Payne pudesse usar a varanda e se machucar, indicando que o hotel estava ciente de que um acidente sério era possível.
Payne morreu instantaneamente devido a uma fratura no crânio e múltiplos ferimentos ao cair de uma altura de 13,7 metros. Segundo o Ministério Público local, ele teve "múltiplos traumas" e "hemorragia interna e externa". Horas antes de a notícia ser divulgada, policiais da Delegacia 14B de Buenos Aires foram chamados ao hotel após uma ligação de emergência, que afirmava que um homem agressivo estava no local e poderia estar sob a influência de drogas ou álcool.
— Não sei se a vida dele pode estar em perigo. Ele está em um quarto com sacada e, bem, estamos com um pouco de medo — disse o funcionário, de acordo com a transcrição da ligação obtida pelo TMZ.
Namorada abalada
Segundo o jornal norte-americano New York Post, a namorada de Liam Payne, Kate Cassidy, ficou arrasada com a divulgação das imagens e informações.
— Sempre que parece que a situação não pode ficar mais dolorosa para a Kate, ela acaba sofrendo ainda mais. Ele poderia ter sido salvo, alguém poderia tê-lo ajudado. É devastador e revoltante — relatou uma fonte próxima a Kate.
Funeral de Liam Payne
O funeral de Liam Payne ocorreu na última quarta-feira (20) com a presença de familiares e amigos, entre eles os membros do One Direction, grupo que revelou o cantor.
A cerimônia foi realizada em Amersham, nos arredores de Londres. Harry Styles, Niall Horan, Zayn Malik e Louis Tomlinson, ex-parceiros da boyband, além da namorada de Payne, Kate Cassidy, deram o último adeus ao músico.
Três suspeitos presos
No início de novembro, autoridades argentinas prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento na morte de Liam Payne, entre elas, o amigo do cantor Rogelio "Roger" Nores. Ele negou qualquer envolvimento na morte do artista.
— Estou com o coração partido com essa tragédia e tenho sentido falta do meu amigo todos os dias — afirmou em entrevista ao Daily Mail.
Ele foi acusado de abandonar o amigo à beira da morte e ser cúmplice no fornecimento de drogas ao cantor. Segundo o promotor, Andrés Esteban Madrea, em entrevista ao portal Sky News, os suspeitos responderão por "abandono de pessoa seguido de morte, fornecimento e facilitação de entorpecentes". A autópsia realizada no corpo de Payne revelou traços de crack, cocaína e outras drogas.
Além de Nores, outras duas pessoas foram acusadas: um funcionário do hotel e o fornecedor das drogas. Madrea destacou que Payne "não estava totalmente consciente ou experimentava um estado de diminuição ou perda de consciência perceptível no momento da queda".