Em uma edição que deve ser marcada pela solidariedade, a 37ª Moenda da Canção começa nesta sexta-feira (9), em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Até domingo (11), sempre a partir das 20h, o Ginásio Caetano Tedesco receberá competições musicais e apresentações de nomes como Duca Leindecker, Grupo Chão de Areia e Nei Lisboa. A entrada é franca.
Além do festival, o parque do Ginásio Caetano Tedesco também estará sediando a 37ª Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (Fenacan) e a 14ª Feira Municipal do Livro — ambos os eventos ocorrem em paralelo.
A 37ª edição do tradicional evento do calendário musical gaúcho também será conhecida como Moenda Solidária. Desde junho, o festival soma esforços ao coletivo RS Música Urgente, que visa realizar diversas ações em prol de profissionais do setor musical afetados pela enchente.
Nos três dias de Moenda, haverá pontos de coleta para arrecadar donativos. Ainda, na transmissão do evento nas redes, será exibido um QR code para contribuições financeiras ao coletivo.
Conforme Nilton Júnior, presidente da Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa, houve uma incerteza se o evento seria realizado em agosto por conta da enchente de maio, embora Santo Antônio da Patrulha não tenha sido afetado. Porém, a organização entendeu que a comoção inicial em relação às doações poderiam diminuir ao longo do ano, e a ajuda seria necessária durante bastante tempo.
— Realizar a edição deste ano era mais do que necessário, era uma missão para nós — explica Nilton. — Vamos continuar mantendo acesa essa chama da solidariedade, até para ajudar músicos que perderam instrumentos, estúdios, casas. Pelas fichas técnicas, sabemos que há artistas que perderam tudo e vão estar presentes na Moenda. Então, outra maneira de ajudá-los é proporcionar um palco para que possam trabalhar. Para nós, vai ter um significado muito especial esta edição.
Nilton acrescenta que o festival mantém uma relação de cumplicidade com Santo Antônio da Patrulha. Nas primeiras edições, como ele recorda, o município não tinha opções de hospedagem, então a própria população acolhia os músicos em casa.
— Muitos artistas deste ano estiveram nas primeiras Moendas e preservam uma relação de amizade com muita gente daqui. A moenda é de toda uma cidade. Esse sentimento de pertencimento faz a diferença e faz com que os músicos se sintam bem. Queremos que todos se sintam cada vez melhor no nosso festival — diz Nilton.
Shows e competições
Para a abrir a Moenda, na sexta, será realizada a 3ª Moendinha da Canção, competição dividida em duas categorias, mirim (oito aos 12 anos) e juvenil (13 aos 17 anos). Os participantes apresentam composições do acervo da Moenda em busca do troféu Pé de Moleque.
Além da competição de novos talentos, também na sexta será realizada a 13ª Moenda Instrumental. De acordo com a organização, o palco do festival receberá gêneros como choro, zamba, frevo, baião e milonga.
Encerrando a noite de sexta, Duca Leindecker volta à Moenda com seu show solo. Sua apresentação anterior, em 2009, foi ao lado de Humberto Gessinger com a Pouca Vogal.
— É sempre um privilégio tocar na Moenda. Me sinto super em casa. Vai ser um show com meu filho Gui no baixo e Claudio Matos na bateria. O repertório passará por Cidadão Quem, Pouca Vogal e pelo meu novo trabalho solo — destaca o músico.
O sábado (10) será encerrado com o Grupo Chão de Areia e convidados, que apresentarão sucessos do festival. Mas é o dia que começa a competição da 37ª Moenda da Canção. O evento contará com músicas vindas dos mais diversos municípios do Rio Grande do Sul, além de Estados como São Paulo, Goiás e Santa Catarina. Ou seja, espera-se uma diversidade de ritmos e sotaques, pela qual a Moenda ficou conhecida nas últimas décadas.
Originalmente, o festival chamava-se Moenda da Canção Nativa. Porém, ao flexibilizar a sonoridade, o evento perdeu o rótulo de “Nativa” a partir de sua 9ª edição, expandindo-se como um festival nacional de música.
No domingo, além da apresentação dos finalistas da Moenda da Canção (que prevê entrega de troféu e R$ 3 mil para a autoria da música vencedora) e Instrumental (R$ 1,5 mil e o Troféu Geraldo Flach), haverá show de Nei Lisboa.
37ª Moenda da Canção
Sempre às 20h, no Ginásio Municipal Caetano Tedesco (Rua Bolívia, 71, Santo Antônio da Patrulha). Entrada franca.
Sexta-feira
- Apresentação das músicas concorrentes da 3ª Moendinha da Canção;
- Apresentação das músicas concorrentes da 13ª Moenda Instrumental;
- Show com Duca Leindecker;
- Premiação da 3ª Moendinha e anúncio das finalistas da 13ª Moenda Instrumental.
Sábado
- Apresentação das músicas concorrentes da 37ª Moenda da Canção;
- Show com Grupo Chão de Areia e convidados;
- Anúncio das finalistas da 37ª Moenda da Canção.
Domingo
- Final da 37ª Moenda da Canção e 13ª Moenda Instrumental;
- Show com Nei Lisboa;
- Premiação.