A cantora Céline Dion, 56 anos, revelou ao público que foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida, uma condição rara, em dezembro de 2022, quando cancelou uma turnê mundial devido ao seu estado de saúde. Em entrevista à revista People, divulgada nesta quarta-feira (12), a artista detalhou de que forma conversa sobre a condição com seus filhos, René-Charles, 23 anos, e os gêmeos Nelson e Eddy, 13. Os três já perderam o pai, René Angélil, falecido em 2016.
Para a publicação, Céline lembrou que precisou lidar com a morte dos pais, do irmão e do marido na mesma época e, por isso, tinha muito receio que seus filhos ficassem assustados com sua saúde debilitada.
— Eles terão algo para comer esta noite e amanhã, mas e se eu não souber o que está acontecendo comigo e morrer? E se eu não acordar? Eles já perderam o pai. O que eles estão pensando? — listou ela sobre os medos.
Após o diagnóstico da síndrome, ela sentiu essa pressão diminuir.
— Eu disse a eles :"Ok, vocês perderam seu pai, mas a mamãe tem uma doença e é diferente. Eu não vou morrer. Não é algo que vai passar, mas é algo que eu vou aprender a conviver".
Dessa forma, ela começou a conversar com os filhos sobre as particularidades de sua condição, incluindo episódios de crise em que seu corpo fica rígido como uma tábua e ela sofre dores intensas.
— Eles podem me ajudar mesmo que eu não me comunique verbalmente porque não consigo produzir nenhum som — revelou ela, acrescentando que eles têm um botão de pânico em casa por prevenção.
— Eles são tão incríveis porque eu diria que cerca de 15 minutos todas as noites, eles vêm e dizem: "Mãe", e eu digo, "Sim?". "É só porque já passou um pouco mais de tempo do que você normalmente leva para se ajeitar à noite antes de dormir. Só queremos ter certeza de que você está bem". Essa é a nossa vida agora: nós cuidamos uns dos outros e eles são muito prestativos.
Mais detalhes sobre o diagnóstico e a vida pessoal da cantora serão revelados no documentário I Am: Celine Dion, que vai ser lançado no dia 25 de junho no Amazon Prime Video dos Estados Unidos.