Dalva Ramil, mãe dos artistas Vitor, Kleiton e Kledir Ramil, morreu em Pelotas, no sul do Estado, na sexta-feira (24). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma infecção respiratória.
O falecimento ocorreu no dia do aniversário de Dalva, quando ela completou 98 anos. A matriarca estava acompanhada da família, em casa, após ter passado vários dias no hospital, conforme descreve o músico Vitor Ramil:
— Foi uma despedida reconfortante para todos nós e a gente acredita que para ela também. Ela sempre dizia para nós: "Não me deixe morrer sozinha". E ela faleceu super acompanhada, como sempre foi a nossa casa, com muita música e cantoria.
Mesmo das dificuldades de trajeto pelas estradas do Rio Grande do Sul, por consequências das enchentes, a família conseguiu se reunir a tempo para a despedida em Pelotas:
— A gente vinha dizendo para ela que iríamos fazer uma festa para reunir todo mundo para o seu aniversário. Nos reunimos em volta da cama dela e ficamos cantando por mais de uma hora, com toda a família. Foi muito bonito.
Kledir Ramil acrescentou que "Dalvinha partiu serena aos 98 anos, cantando com seus filhos e netos como sempre gostou de fazer. Estava cercada pelo carinho de uma família que ela criou com tanto amor". Para o músico, "foi uma linda festa de despedida".
O velório de Dalva Ramil teve início na manhã deste sábado (25). O sepultamento será a partir das 17h no Cemitério São Francisco de Paula.
Os artistas publicaram homenagens para a matriarca nas redes sociais.